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DATA DA PUBLICAÇÃO 13/08/2010 | Veículos
Kia Motors inicia produção do caminhão Bongo no Uruguai
A Kia Motors Uruguay Corporation S.A., uma empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors do Brasil, inaugura nesta quinta-feira (12) a linha de produção do Bongo K2500, instalada na fábrica da empresa uruguaia Nordex S.A., em Montevideo. De acordo com a empresa, foram investidos US$ 25 milhões na linha de produção do caminhão leve, que empregará diretamente 500 pessoas.

A fábrica tem capacidade para produzir 12 mil unidades por ano ano em dois turnos de trabalho. “Vamos iniciar nossas operações industriais aqui no Uruguai com igual padrão de linha de produção e de qualidade do veículo da Kia Motors Corporation na Coreia do Sul”, afirma o presidente da empresa, José Luiz Gandini.

O primeiro lote do Kia Bongo K2500 sai da linha de produção, a partir de setembro. Como a produção está de acordo com o Protocolo e Índice de Localização do Mercosul, com cerca de 11 fornecedores do Brasil e 6 do Uruguai e da Argentina, o veículo poderá ser exportado para a região.

Kia Motors quer 2% do mercado nacional e investirá nos motores flex Kia fecha contrato com antiga parceira da Renault no Uruguai Segundo a Kia Motors Uruguay, o objetivo é produzir 6 mil unidades do modelo em 2011, que atenderá aos mercados brasileiro e uruguaio, respectivamente na proporção de 95% e 5%.

Ainda neste último quadrimestre do ano, a Kia Motors Uruguay vai produzir cerca de 15 unidades por dia, 330 unidades por mês. A partir de janeiro de 2011, serão 25 unidades por dia, 550 unidades por mês, em apenas um turno de trabalho.

Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4x2, rodeiro simples, sem caçamba e motor turbo Diesel intercooler será produzido no Uruguai. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação.

“Na segunda fase de produção do Bongo, a partir de 2012, vislumbramos alcançar os mercados argentino e paraguaio”, diz Gandini. “Mas o mercado brasileiro, até lá, pode nos surpreender, já que as legislações estão cada vez mais rigorosas quanto à circulação de caminhões médios e grandes nas metrópoles, como em São Paulo que acaba de ampliar ainda mais a área de restrição para pesados. Além disso, temos muito a desenvolver as aplicações do Bongo nos setores industrial, comercial e em serviços”.

Nordex trabalhava em parceria com a Renault

A Nordex chegou a trabalhar para a montadora francesa Renault. Na instalação já montada, em Montevidéu, era produzido o compacto Twingo, vendido no Brasil até 1999. Essa mesma fábrica também chegou a fazer a pintura de veículos de carga da Renault importados da Europa.

A decisão de terceirizar a produção do Bongo visa reduzir custos, especialmente com tributações. Apesar do investimento no país vizinho, Gandini não desistiu do projeto de instalação de uma fábrica no Brasil. O empresário comprou um galpão em Salto, no interior de São Paulo, para produzir, inicialmente, o automóvel Soul. A iniciativa foi adiada após a crise financeira internacional abalar as fabricantes de veículos de todo o mundo.

Por G1, em São Paulo
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