NOTÍCIA ANTERIOR
Audi apresenta a versão final do A8 Hybrid
PRÓXIMA NOTÍCIA
SsangYong lança o SUV Korando no Brasil a partir de R$ 89,9 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2011 | Veículos
Kia lança Picanto 2012 para chegar a 2,8% de participação no Brasil
A nova geração do compacto Kia Picanto chega às lojas nesta semana para impulsionar a montadora sul-coreana a fechar 2011 com 100 mil carros vendidos e 2,86% de participação no mercado brasileiro -atualmente tem 2,45%. Agora com motor flex, o carro parte de R$ 34,9 mil. A versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 44,9 mil, como a Kia já havia divulgado anteriormente. Ao todo, haverá quatro versões, com opção de câmbio mecânico ou automático.

Os números previstos poderiam até ser maiores, segundo a companhia, se não fosse a capacidade limitada de importação. De acordo com o diretor de vendas da Kia do Brasil, Ary Jorge Ribeiro, a rede de concessionárias receberá 6 mil unidades do Picanto, sendo 40% com câmbio automático e 60% com mecânico. No entanto, para 2012, a expectativa é comercializar 18 mil unidades do modelo.

A Kia já comemora o crescimento nas vendas no país, mirando concorrentes como Hyundai, Renault e Peugeot. De acordo com o presidente da montadora no Brasil, José Luiz Gandini, ao somar as vendas da marca entre janeiro e agosto (previsão, por ainda faltarem cinco dias para o fim do mês), o volume deve chegar a 54,8 mil unidades, superando as vendas de todo o ano de 2010, de cerca de 54,5 mil. "Superamos em oito meses um ano inteiro", festeja o empresário.

Caso consiga comercializar 100 mil unidades neste ano no Brasil, o número representará 59% das vendas previstas para toda América do Sul, América Central e Caribe. A atual fatia de participação também é considerada resultado de um salto, já que a Kia fechou 2010 com 1,64%. "Em 2007, tínhamos 0,3%", lembra Gandini. "Os carros da Kia ficaram bonitos e os brasileiros gostam disso."

Hatch Rio em 2012
Entre as cartas que a Kia tem na manga para se impor no mercado brasileiro está o hatch médio Rio. "Acredito que no ano que vem o carro seja lançado no Brasil. Estamos brigando com os nossos fornecedores lá [na Coreia do Sul] para trazer o Rio como flex, para este segmento é muito importante. Ainda não temos esse motor para esse carro", diz o executivo.

O modelo Rio é o terceiro em vendas para a Kia no mundo, atrás somente do Cerato e do Sportage. Entre janeiro e julho deste ano, a marca sul-coreana comercializou mundialmente 235.444 unidades dele. Isso representa 11,6% das vendas totais da companhia.

Fábrica fora dos planos
Apesar do mercado aquecido e da demanda em alta por produtos da marca, o projeto de uma fábrica da Kia no Brasil foi totalmente abandonado. "Nem a matriz, nem a gente tem algum plano", afirma Gandini, que chegou a investir em um terreno em Salto, no interior de São Paulo.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em Indaiatuba (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.