NOTÍCIA ANTERIOR
Vendas de veículos aumentam 20,8% em março, aponta Anfavea
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ford dá sobrevida ao Fiesta Rocam
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2013 | Veículos
Kia lança novo Cerato no Brasil com motor flex e a partir de R$ 67,4 mil
Sedã vai a R$ 71,9 mil quando equipado com câmbio automático.

Nova geração deixa sedã maior e mais perto de Civic e Corolla.


A Kia lançou neste domingo (7), em Itaparica (BA), a terceira geração do Cerato para o mercado nacional. Apresentado ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel, em outubro passado, o sedã enfim chega às lojas da marca por R$ 67,4 mil, valor que salta para R$ 71,9 mil com câmbio automático. Vale dizer que a Kia cumpriu à risca a promessa, feita durante o evento automotivo, de iniciar as vendas do novo Cerato a partir do 2º trimestre de 2013. E ele agora tem motor flex.

A terceira geração do sedã – a segunda a ter relevância comercial no país; o primeiro, tímido demais, passava despercebido – muda radicalmente o visual, agora em sintonia com a atual identidade estética imposta pelo designer e presidente da Kia, Peter Schreyer (ex-Audi, “pai” do TT, entre outros).
Cerato da Kia (Foto: Raul Zito/G1)Frente tem 'boca' de tigre (Foto: Raul Zito/G1)

Os faróis perdem os cortes retos e adotam contornos arredondados que, similarmente ao BMW Série 3, se unem à grade frontal. Esta torna a “boca de tigre”, como se refere a própria marca sobre o efeito causado pela peça, um símbolo mais contundente.

Visto de trás o efeito é similar, com lanternas que quase escapam da carroceria (mas de bom gosto, diga-se). Rodas redesenhadas e vinco lateral à la Mercedes Classe A completam as modificações exteriores. A soma de tudo resulta num estilo mais atual e que remete ao grandalhão Cadenza, numa estratégia se não inédita, ao menos certeira.

Internamente sem tanta transformação quanto no exterior, o Cerato promete acomodar melhor seus ocupantes com as novas dimensões: 4,56 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,44 m de altura e 2,7 m de entreeixos. Segundo a Kia, as medidas atuais deixaram o sedã 30 mm mais longo, 5 mm mais largo, 25 mm mais baixo e 50 mm mais extenso no entreeixos.

Motor flex
Ainda sofrendo os efeitos do “Super IPI” para importados, a Kia terá um problema a menos para emplacar o novo Cerato. Argumento difícil de ser rebatido na geração anterior, o motor a gasolina agora é flex. São 122 cavalos de potência e 16 kgfm de torque com gasolina, e 128 cv e 16,5 kgfm de torque quando o tanque tem etanol – bom na prática, pouco no papel, se comparado aos rivais que agora pretende enfrentar. O câmbio segue com seis marchas, manual ou automático.

Antigo com desconto
Com a chegada do novo modelo, o antigo Cerato teve preço reduzido em algumas versões. A de entrada se manteve em R$ 52,8 mil; o automático, no entanto, caiu de R$ 64,2 mil para R$ 60,9 mil. E não se trata de desconto de concessionária, a quem habitualmente cabe o papel de “despachar” o modelo que se aposenta. A própria Kia divulga em seu site os novos preços do velho Cerato.

Por Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.