NOTÍCIA ANTERIOR
Favelas aglomeram mais de 17% da população do ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estrada do Montanhão é reaberta
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/12/2011 | Setecidades
Justiça manda abrir Estrada do Montanhão
Justiça manda abrir Estrada do Montanhão Policiais militares cumpriram no dia 15/12 a decisão da Justiça Andreense de fechar a estrada do Montanhão. Foto: Andris Bovo
Policiais militares cumpriram no dia 15/12 a decisão da Justiça Andreense de fechar a estrada do Montanhão. Foto: Andris Bovo
O acesso estava bloqueado desde quinta-feira

A Estrada do Montanhão, localizada na divisa de Santo André e São Bernardo na região do Parque do Perdoso será reaberta nesta sexta-feira (22/12) por determinação da Justiça. O caminho estava fechado desde quinta-feira (15/12) por conta de possíveis danos ambietais que poderiam ser causados ao parque com o tráfego de veículos.

A via tem cerca de 110 anos e começa no Jardim Silvina, em São Bernardo, passa por dentro do Parque do Pedroso, em Santo André, e termina no Bairro Baraldi, em São Bernardo. O percurso tem aproximadamente cinco quilômetros e passa pelo Santuário Nacional de Umbanda. Parte da estrada, que pertence a Santo André (1,9 km), havia sido sentenciada pelo Ministério Público andreense e acarretou o isolamento de toda a comunidade local.

A decisão do bloqueio da via foi tomada pela juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santo André. O habeas corpus com pedido de liminar, que determina a reabertura da via foi concedido na tarde desta quinta-feira (22/12), pelo juiz desembargador de plantão Eutálio Porto. Dessa forma, as mais de 220 famílias que moram no Bairro Baraldi e usam a via para chegar até São Bernardo saem do isolamento e poderão retomar suas atividades.

Além de moradores, empresas no local também estavam sendo prejudicadas com o bloqueio, já que tinham que andar entre oito e 23 km para ter acesso aos serviços do Bairro ou até mesmo a outros acessos.

Histórico
O processo para fechamento da via teve início em 1992, quando o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pediu que acessos clandestinos ao Parque do Pedroso fossem fechados. Em março deste ano, um termo de agravo da ação civil pública (481/08) garante à autarquia o direito de fechar a estrada.

No dia do fechamento (15/12) em nota, o Semasa informou que no final de julho de 2010 o Tribunal de Justiça do Estado concedeu o prazo de um ano para que a Prefeitura de São Bernardo encontrasse uma solução para o ir e vir da população do Bairro Baraldi.

Ainda de acordo com a nota, em setembro deste ano foi realizada uma audiência de conciliação na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santo André, com representantes das duas prefeituras e da sociedade civil. Na ocasião, foi determinado, sob pena de multa diária à Prefeitura de Santo André, que o fechamento deveria ser realizado no dia 15 de dezembro de 2011, após o término do ano letivo de alunos moradores do Baraldi.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7679 dias no ar.