NOTÍCIA ANTERIOR
Farmácia Popular terá limite mínimo de idade na venda de remédios
PRÓXIMA NOTÍCIA
Velocidades máximas aumentam nas marginais Pinheiros e Tietê
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2017 | Geral
Justiça de SP derruba liminar e permite aumento de velocidade nas marginais
Justiça de SP derruba liminar e permite aumento de velocidade nas marginais Caminhões estacionados embaixo da Ponte Estaiada com as novas placas da marginal (Foto: Will Soares/G1)
Caminhões estacionados embaixo da Ponte Estaiada com as novas placas da marginal (Foto: Will Soares/G1)
Para desembargadora, medida não trata apenas de segurança no trânsito e envolve qualidade de vida dos usuários das marginais e fluidez.

A Justiça de São Paulo derrubou nesta terça-feira (24) a liminar que impedia o aumento das velocidades das marginais Pinheiros e Tietê, na capital paulista. Com isso, poderá valer a partir de 0h desta quarta-feira (25) a alteração anunciada pelo prefeito João Doria ainda na campanha eleitoral.

A mudança havia sido marcada para começar nesta quarta-feira, aniversário de São Paulo. No último dia 20, a Justiça concedeu liminar barrando a alteração das velocidades. Nesta segunda, a Prefeitura entrou com recurso contra a liminar.

Ao analisar o recurso, a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, da 13ª Câmara de Direito Público, considerou que o aumento ou redução da velocidade das marginais não diz respeito somente à segurança no trânsito. Para ela, é preciso tratar o caso "como providência que reflete na qualidade de vida dos usuários das marginais, de outras vias públicas de São Paulo que a ela se interligam e na fluidez do trânsito".

Na decisão, a desembargadora também considera que a mudança das velocidades é parte do programa Marginal Segura, que, conforme ela aponta, incluirá melhoria de sinalização nas vias, ações educativas, fiscalização e medidas para garantir atendimento rápido a usuários das marginais. "Não se trata de programa criado com a finalidade exclusiva de majorar o aumento de velocidade nas pistas marginais", afirma Flora na decisão.

"Conforme demonstram os pareceres técnicos elaborados pela administração, pesquisas e estudos juntados aos autos pelo Município agravante, o Programa 'Marginal Segura' visa aumentar a fluidez no PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO trânsito e, simultaneamente, conferir segurança aos usuários das vias marginais", diz a decisão.

Novas velocidades

A velocidade nas marginais será aumentada para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h no próximo dia 25 nas pistas expressa, central e local, respectivamente. Novas placas começaram a ser instaladas nas vias na semana passada. O programa levou o nome de "Marginal Segura".

A medida havia sido barrada pela Justiça após ação civil pública protocolada pela pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo). A entidade havia solicitado:

A suspensão da mudança;
A apresentação de estudos técnicos que justifiquem a revisão dos limites máximos de velocidade;
Que o Programa “Marginal Segura” seja submetido à efetiva apreciação e discussão no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com tempo hábil para respostas e apresentação dos dados técnicos;
E que sejam realizadas audiências públicas sobre o tema.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.