NOTÍCIA ANTERIOR
Diretor da Viação Estrela de Mauá tem bens bloqueados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vanessa anuncia ato com Michel Temer
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2012 | Cidade
Justiça condena Vanessa Damo por propaganda contra Donisete
Justiça condena Vanessa Damo por propaganda contra Donisete Material circulou na semana passada. Reprodução
Material circulou na semana passada. Reprodução
Candidata do PMDB de Mauá pode ter de pagar multa diária de R$ 1 mil e responder por crime de desobediência

A Justiça Eleitoral de Mauá acolheu representação do candidato à Prefeitura Donisete Braga (PT) contra sua adversária, Vanessa Damo (PMDB), por causa da distribuição de material apócrifo, que explorou a morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). Um panfleto sem assinatura circulou na semana passada na cidade com relatos do caso policial que investigou a morte de Celso, incluindo fotos do corpo do ex-prefeito e insinuações contra Donisete, que lhe imputaram suposta ligação com o caso.

A campanha petista se sustentou em inquérito policial para acusar a campanha de Vanessa de ser autora da veiculação da publicidade suja. Em decisão proferida neste domingo (21/10), a juíza Maria Eugênia Pires Zampol aceitou a representação contra Vanessa e determinou a vedação da circulação do material sob pena de multa diária de R$ 1 mil e instauração de inquérito pela prática de crime de desobediência. “O panfleto em questão tem intenção de denegrir a imagem do candidato representante, imputando-lhe a prática de graves crimes, o que caracteriza propaganda eleitoral negativa”, afirmou a magistrada. Embora a campanha peemedebista tenha defendido que o material não é de sua autoria, a juíza entendeu o contrário. “A beneficiada pela propaganda em questão não é outra senão a candidata às eleições majoritárias representada”, sentenciou Maria Eugenia.

De acordo com Boletim de Ocorrência registrado no 1º DP, na madrugada da última terça-feira (16/10), quatro homens foram detidos para averiguação após serem flagrados nas avenidas Itapark e Castelo Branco com a referida propaganda apócrifa. Ainda de acordo com ocorrência policial, duas pessoas detidas disseram que os materiais apreendidos eram do comitê de campanha da candidata Vanessa Damo.

Procurada naquela ocasião, a peemedebista afirmou por meio de sua assessoria que não tinha conhecimento da ocorrência. Em comício realizado na última sexta-feira (19/10), o ex-presidente Lula condenou a propaganda negativa. A assessoria informou, nesta segunda-feira (22/10), que não tinha conhecimento da decisão judicial e que, por isso, preferia não se pronunciar.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.