NOTÍCIA ANTERIOR
MP analisa ação de viúva do caso Barão de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chiquinho tenta neutralizar o ''efeito Lula'' com França e Campos
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2008 | Cidade
Juíza de Mauá determina demissão de parentes de políticos em 1 mês
A súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe a prática do nepotismo (contratação de parentes) nas esferas municipal, estadual e federal começa a surtir efeito no Grande ABC.

A juíza da 3ª Vara Cível de Mauá, Maria Lucinda da Costa, determinou a demissão, em 30 dias, de todos os servidores comissionados que possuam vinculação de parentesco por consangüinidade ou afinidade, até o terceiro grau, com prefeito, vice-prefeita, vereadores, secretários e dirigentes de autarquias municipais.

A ação da magistrada abrange Prefeitura, Câmara, Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto).

O mandado de intimação chegou terça-feira às mãos do presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB). O socialista avisou que irá cumprir a determinação de Maria Lucinda. "Meu primeiro passo é saber quem é parente de quem. Vou passar um questionário aos servidores para saber isso. Mesmo assim, vamos demitir esses funcionários."

Dessa forma, Betão terá de desligar o diretor-geral da Câmara, Itiro Higashi, que é seu cunhado, e o chefe de gabinete José Pereira Justino, que é seu irmão. "São excelentes funcionários e estão comigo há 12 anos. Mas a lei faz com que eles sejam condenados ao desemprego", lamentou.

A Prefeitura, no entanto, não pretende cumprir a medida. "Entramos com embargos de declaração porque o despacho da juíza fala em afastamento e não demissão. É importante que isso fique claro", justificou o secretário de Governo, André Avelino Coelho. Nem Prefeitura nem Câmara informaram o número de servidores que seriam afetados, mas acredita-se que existam pelo menos 100 pessoas nessas condições.

Ação antiga - Não é a primeira vez que os poderes Executivo e Legislativo de Mauá são cobrados para acabar com a prática do nepotismo. Desde 2006, a promotora Adriana Ribeiro Soares de Morais - que hoje atua como assessora do procurador-geral do Estado, Fernando Grella Vieira, na Capital - vem tentando, sem sucesso, obter a relação dos familiares dos vereadores e do prefeito Leonel Damo (PV) que trabalham na administração.

Senado - Terça-feira, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), avisou que irá cumprir imediatamente a súmula do STF e afastar os parentes dos parlamentares.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: www.unimep.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.