NOTÍCIA ANTERIOR
Médicos cubanos começam atender população de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretário de Finanças é exonerado em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2013 | Cidade
José Roberto Silva deixa Secretaria de Finanças de Mauá
José Roberto Silva deixa Secretaria de Finanças de Mauá José Roberto Silva chefiou por oito meses a Secretaria de Finanças. Foto: Divulgação / Evandro Oliveira
José Roberto Silva chefiou por oito meses a Secretaria de Finanças. Foto: Divulgação / Evandro Oliveira
Donisete Braga (PT) disse que responsável pela Pasta alegou motivos particulares e designou Ruzibel Sena de Carvalho para assumir o setor

O secretário de Finanças de Mauá, José Roberto Silva, pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira (07/11). De acordo com o prefeito Donisete Braga (PT), o responsável pelo setor financeiro do Paço alegou motivos particulares ao comunicar o desligamento. Com isso, o petista designou interinamente a chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho, para retonar ao comando da pasta.

José Roberto deixa a Secretaria de Finanças após Mauá avançar nas negociações com a Secretaria de Tesouro Nacional e Caixa Econômica Federal a respeito da dívida milionária do município com o governo federal, hoje recalculada em R$ 469 milhões. Donisete disse que a Prefeitura já apresentou todas as documentações necessárias para a assinatura do convênio, restando agora a União acertar os últimos detalhes.

Como as negociações com Brasília estão perto de um desfecho, José Roberto optou por sair do Paço mauaense. “A Ruzibel assume interinamente a Secretaria de Finanças. Ela ficará até escolhermos um novo secretário. Como (José Roberto) finalizou parte das negociações da dívida, ele decidiu sair porque queria descansar e alegou que a decisão teve caráter pessoal”, justificou Donisete.

Ruzibel passa a gerenciar a Secretaria de Finanças pela segunda vez no governo Donisete. Pessoa de confiança do petista, ela administrou o setor de janeiro a março. Após a reforma administrativa do primeiro escalão, Ruzibel foi designada pelo prefeito para a chefia de Gabinete, cargo antes pertencente a Rômulo Fernandes (PT), hoje secretário de Relações Institucionais. A perspectiva do Paço é que ela siga acumulando as funções até janeiro.

Além das longas negociações com a Caixa e Tesouro, a curta passagem de José Roberto pelo Executivo mauaense também foi marcada pela polêmica do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Em audiência pública realizada em julho, ele admitiu que pretendia readequar a PGV (Planta Genérica de Valores) para aumentar a cobrança do tributo a partir de 2014, situação que gerou críticas de vereadores. Contudo, Donisete garantiu que a Administração apenas fará a correção inflacionária do IPTU no próximo ano.

José Roberto é servidor aposentado da Prefeitura de São Bernardo, onde exercia o cargo de procurador até 31 de janeiro. Ele também administrou a Secretaria da Fazenda de São José dos Campos, entre 1989 a 1992, e foi assessor financeiro do Paço de Guarulhos em 1993.

Outro caso – Esse foi o segundo caso de desligamento no primeiro escalão do governo Donisete. Isso porque em julho, Mariângela Souza Secchi Pereira pediu exoneração da chefia da Secretaria de Administração e Modernização – hoje sob tutela de Eliana Henrique da Silva –, também alegando motivos particulares.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.