NOTÍCIA ANTERIOR
Restaurante australiano prepara maior hambúrguer do mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA dizem que petróleo se espalha no fundo do mar do golfo do México
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2010 | Internacional
Jornalista de 89 anos se aposenta após comentários sobre judeus
A veterana correspondente da Casa Branca, Helen Thomas, que cobriu todos os presidentes dos Estados Unidos desde John F. Kennedy (1961-1963), inesperadamente anunciou sua aposentadoria nesta segunda-feira (7) em meio a uma avalanche de críticas sobre suas polêmicas declarações sobre Israel.

A saída de Helen, de 89 anos, como uma colunista dos jornais Hearst foi anunciada após ela ser filmada afirmando que israelenses deveriam "dar o fora da Palestina" e sugerindo que eles fossem "para casa" na Alemanha, Polônia e nos Estados Unidos.

Os comentários provocaram diversas críticas, inclusive da Casa Branca, e fizeram com que Helen fosse expulsa de sua agência de relações públicas. A Associação dos Correspondentes da Casa Branca classificou as declarações como "indefensáveis".

Helen, a mais velha jornalista a Casa Branca, se desculpou por seus comentários, gravados amadoramente em entrevista de 27 de maio e divulgados em um site na internet.

Helen Thomas anunciou nesta segunda-feira que ela está se aposentando", informou o serviço de notícias Hearst. "A decisão dela ocorre após suas declarações polêmicas sobre Israel e palestinos que foram capturadas em vídeo e amplamente divulgadas na internet".

O anúncio da Hearst foi feito após o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, ter considerado as falas "ofensivas e censuráveis".

Helen não compareceu ao briefing desta segunda-feira da Casa Branca, onde ela tinha um assento reservado no centro da primeira fileira.

A jornalista divulgou um comunicado no fim de semana lamentando o ocorrido.

"Eu me arrependo profundamente dos meus comentários feitos na semana passada sobre os israelenses e palestinos. Eles não refletem minha crença de coração de que a paz chegará ao Oriente Médio somente quando todos os lados reconhecerem a necessidade de respeito mútuo e tolerância. Que este dia chegue logo".

Copyright Thomson Reuters 2009

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.