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Orçamento para a Olimpíada pode chegar a R$ 5 bilhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2008 | Esportes
Jogos de 2016 devem custar US$ 500 milhões
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) apresentou nesta terça-feira o projeto que coloca o Rio de Janeiro como uma das cidades aspirantes à sede da Olimpíada de 2016. A meta é receber a competição após a Copa do Mundo de 2014. Em contas preliminares, o comitê de candidatura do Rio 2016 relacionou mais de US$ 508 milhões em gastos com os Jogos, que serão aplicados em infra-estrutura e instalações esportivas.

O evento foi realizado no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio. O documento apresentado nesta terça-feira será enviado à Suíça e entregue ao COI (Comitê Olímpico Internacional) na sexta-feira.

Com relação ao orçamento, Nuzman fez questão de frisar que o valor será dividido entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal. A mesma promessa foi feita quando o Rio foi confirmado como sede do Pan 2007. Na competição, foram gastos R$ 4 bilhões, no qual a União foi a grande avalista.

Para poder concorrer com outras cidades postulantes – Madri (Espanha), Chicago (EUA), Tóquio (Japão), Praga (República Checa) e Doha (Catar) – o Rio deverá se desfazer de alguns pontos importantes da cidade, como o autódromo de Jacarepaguá, onde será construído o Centro Olímpico Nacional de Treinamento, que irá concentrar diversas modalidades. Outros espaços que serão desativados são o Parque Aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros, que fica no Maracanã.

De acordo com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, a demolição servirá para melhor acomodação para as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada, caso o Rio seja escolhido como sede pelo COI. A idéia já tinha sido apresentada pelo prefeito César Maia para que o Maracanã fosse confirmado para a Copa de 2014. A solução foi apresentada para sanar uma das principais deficiências do estádio: a falta de estacionamento.

No lixo - Os R$ 6 milhões gastos há menos de um ano para a reforma do Parque Aquático serão praticamente jogados no lixo. O local recebeu as disputas do polo aquático masculino e feminino no Pan-2007.

Com as demolições do Júlio Delamare e do estádio Célio de Barros, duas confederações perderam espaços importantes. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) ficará sem sede, enquanto a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) ficaria sem espaço para treinamento.

“Já foi combinado com as confederações que elas só sairão das suas atuais instalações quando as novas forem concluídas”, assegurou o presidente do COB, que indicou os novos locais das entidades.

“A princípio, as novas sedes serão erguidas do outro lado da linha férrea, perto da Quinta da Boa Vista, no bairro do Maracanã, na Zona Norte”, disse.

Cidade deve ganhar novo autódromo

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) admitiu não colocar empecilhos para a construção do Centro Olímpico Nacional de Treinamento no autódromo de Jacarepaguá, anunciado nesta terça-feira pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) – durante a preparação do Rio para o Pan 2007, a entidade gerou inúmeros impasses para a utilização da área.

Desta vez, o presidente da CBA, Paulo Scaglione, garantiu que não vai atrapalhar a construção do Centro Olímpico, desde que seja erguido um novo autódromo nível A, de acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), além de um kartódromo. O novo local, porém, ainda não foi designado.

“O Autódromo de Jacarepaguá só estaria liberado após a construção e entrega desse novo circuito”, afirmou o presidente.

O Autódromo de Jacarepaguá foi construído em 1977 e, no ano seguinte, recebeu seu primeiro GP de Fórmula 1. O circuito recebeu mais nove provas de F-1 na década de 1980.

COB facilita transporte ao trocar trem e metrô por ônibus

Para vencer a briga pela Olimpíada de 2016, o Rio precisará de um sistema de transporte eficiente para ligar a Barra da Tijuca, onde se concentrará a maior parte das competições, às demais regiões da cidade.

O COB apresentou um projeto para construção de corredores expressos, depois de fracassar na construção do trans-pan, trem de superfície que ligaria a Barra da Tijuca, onde foi realizada a maior parte das disputas no Pan 2007, ao aeroporto Internacional Tom Jobim, além da ampliação de linhas de metrô.

Os corredores farão ligações da Barra da Tijuca à Zona Norte, da Lagoa à Barra e da Barra ao Complexo de Deodoro. Nessas ligações, serão criadas novas pistas expressas e faixas.

Na apresentação, o comitê explicou que o sistema de transporte será similar ao desenvolvido em Curitiba (PR) e que também será utilizado em Pequim. O Sistema de Ônibus Rápido (BRT) terá corredores e estações de embarque e desembarque exclusivos.

Por Kati Dias - Diário do Grande ABC
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