NOTÍCIA ANTERIOR
Com dólar nas alturas, brasileiro perde poder de compra e evita exterior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Disney sobe preço de ingressos em parques; novo valor chega a R$ 300
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/02/2015 | Turismo
Itatiaia, cidade que encanta pelas paisagens e cachoeiras
Itatiaia, cidade que encanta pelas paisagens e cachoeiras Parque Nacional é um dos primeiros no Brasil. Foto de divulgação
Parque Nacional é um dos primeiros no Brasil. Foto de divulgação
Cidade do sul do Rio tem parque nacional, cachoeiras e um bairro fundado por finlandeses

Localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, a 259 Km de distância do ABCD, Itatiaia, que em tupi-guarani significa “penhasco cheio de pontas”, é uma cidade interessante, com natureza exuberante e um patrimônio arquitetônico único. É lá que fica o Parque Nacional de Itatiaia com o seu famoso Pico das Agulhas Negras e o distrito de Penedo, conhecido como Finlândia Brasileira. O município também divide com Resende (RJ) e Bocaina de Minas (MG) parte dos atrativos naturais da região de Visconde de Mauá, formado por cachoeiras, vales e Mata Atlântica.

Penedo
O Distrito, fundado em 1929 por finlandeses, conta com arquitetura característica daquele país europeu. O bairro em si é um atrativo, um lugar muito bom parar tirar belas fotos, mas o turista não se limita a fazer isso.

O visitante pode passear pelo Clube e Museu Finlandês onde está guardado farto material sobre os colonizadores do local ou conhecer a culinária local em um dos mais de 40 restaurantes, bares e cafés, além de comprar lembrancinhas no Centro comercial. Há também belíssimas paisagens naturais com destaques para cahoeiras.

Parque Nacional
Principal atrativo da cidade, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937 pelo então presidente da República Getúlio Vargas. É dividido em duas áreas distintas: Parte Baixa e Parte Alta. Na Parte Baixa, o Parque conta com inúmeras cachoeiras, lago e trilhas. Outras opções são o Centro de Visitantes (ex-museu da Fauna e da Flora), e o Mirante do Último Adeus. Um passeio mais longo por entre a Mata Atlântica pode ser feito até os Três Picos, de onde se contempla parte do Vale do Paraíba.

Na Parte Alta está o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e quinto do Brasil: o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude. Outras atrações de raríssima beleza são as formações rochosas do Maciço do Itatiaia, como as Prateleiras, as Pedras da Tartaruga e da Maçã, a Pedra do Couto, a Pedra do Altar, entre outras, que atraem montanhistas, alpinistas, observadores de aves e turistas em geral. Mas para visitar o Parque Nacional é preciso pagar uma taxa, cujo valor é de R$ 25 para visitantes em geral, mas pode ser menor se o turista for brasileiro, menor ainda se residir na própria cidade, enfim, o ideal é anotar os detalhes descritos no site http://goo.gl/k8uvAp.

Maringá e Maromba
São dois bairros situados na Região de Visconde de Mauá com deslumbrantes cachoeiras, numa altitude média de 1.200 m. Integram área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e contam com diversas cachoeiras como a conhecida pelo nome de Escorrega, a três quilômetros da Praça da Maromba. Os locais são estruturados para turistas. Contam com banheiros e lanchonetes.

Por Marcelo de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6197 dias no ar.