NOTÍCIA ANTERIOR
Conheça seis praias artificiais em diferentes países
PRÓXIMA NOTÍCIA
Orla paraibana tem cantos para agitar ou descansar
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2012 | Turismo
Istambul na telinha
A novela Salve Jorge ocupou o horário nobre da TV com mais uma história de amor escrita por Glória Perez, com direito a novos bordões e mais um destino exótico a ser descoberto. O cenário da vez é a Turquia, que deve influenciar as viagens de férias dos brasileiros tanto quanto o colar de sal grosso usado pela vilã Wanda (Totia Meireles), que se tornou o item mais solicitado no comércio popular da Rua 25 de Março, em São Paulo.

Salve Jorge conta a saga de Morena (Nanda Costa), moradora do Complexo do Alemão, no Rio, que interrompeu os planos de seguir carreira artística por conta da gravidez precoce. Alguns anos depois, ela recebe proposta para trabalhar na Europa. Porém, a decisão a obrigará a se afastar de seu grande amor, Theo (Rodrigo Lombardi), devoto fiel de São Jorge e cavaleiro do Exército. Mal sabe a moça que se tornará vítima de uma perigosa rede internacional de tráfico de pessoas.

Apesar do toque dramático, o calvário da protagonista é encenado em um dos locais mais belos do planeta, de encontro entre o Ocidente e o Oriente, onde as tradições convivem em harmonia com a modernidade. O país é repleto de mesquitas, bazares, balões e paisagens impressionantes.

Istambul é a pedida ideal para começar a descortinar o destino. Povoada desde o ano 9.000 a.C., a cidade foi capital das civilizações romana, bizantina e otomana. Pertence a dois continentes - europeu e asiático - unida por ponte sobre o estreito de Bósforo.

Por conta de quatro voos semanais entre São Paulo e Istambul, o número de brasileiros só aumenta. Em 2004, os turcos recebiam de 4.000 a 6.000 turistas brasileiros por ano. Mas, por conta da conexão direta, a expectativa é de encerrar 2012 com 100 mil passaportes brasileiros carimbados, segundo o presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafá Goktepe.

O roteiro preferido dos brasileiros inclui tarde de compras no Gran Bazar. Com mais de 4.500 lojas, o complexo recebe cerca de 15 mil turistas por dia. Na wish list estão joias, confecções, roupas de bailarinas de dança do ventre, esculturas em madeira e marfim, porcelanas, peças decorativas de ônix e narguilés. No Brasil existe a fama injusta de que os turcos são avarentos. Não se engane: eles adoram negociar e pechinchar. Faz parte do negócio.

Por dentro das mesquitas

A maioria dos visitantes fica imediatamente impressionada com a quantidade de mesquitas que dominam a paisagem. Embora seja um Estado laico, 99% da população é muçulmana. Diversas mesquitas foram inicialmente erguidas como templos cristãos e convertidas à fé islâmica após a conquista otomana. Mas algumas são consideradas monumentos nacionais e não têm mais função religiosa.

É possível visitar muitas das mesquitas de Istambul. Quem não é muçulmano, no entanto, deve evitar os horários de oração, que ocorrem cinco vezes ao dia. É preciso tirar os sapatos para entrar nos templos e cobrir tanto ombros quanto joelhos. As mulheres também devem esconder os cabelos. Por isso, é sempre recomendável levar um lenço fino na bolsa. Não é permitido comer, fotografar com flash nem se aproximar muito dos fiéis.

A mais famosa é a Mesquita Azul. Construída em 1617, tem este nome por conta dos mais de 20 mil azulejos azuis que decoram a parte superior e as cúpulas internas. O edifício tem 260 janelas e a cúpula, de 23,5 metros de diâmetro, atinge 43 metros de altura, sustentada por quatro colunas grossas.

Por Eliane de Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.