NOTÍCIA ANTERIOR
DEM é quem mais perdeu filiados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aliados de Leonel Damo já cogitam abandonar base de apoio
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/09/2007 | Política
Irritado com Damo, Dib apoiará Diniz Lopes em Mauá no ano que vem
Não foi apenas uma visita de cortesia o encontro, na quarta-feira, do prefeito de São Bernardo William Dib (PSB) com os vereadores de Mauá Diniz Lopes (PR) e Carlos Alberto Polisel (PSDB). Dib apoiará Diniz – que é pré-candidato a prefeito – no que vem.

Dib não esconde sua irritação com o prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), que disputará a reeleição. A gota d’água do racha entre os dois foi a presença de Damo no ato de filiação do vice-prefeito de São Bernardo José Roberto de Melo e do ex-prefeito Tito Costa ao PTB.

No evento, o ministro da Previdência, Luiz Marinho (PT) – pré-candidato em São Bernardo – foi a atração. O alvo principal do discurso do petista foi a administração Dib. Apesar de não ter discursado, Damo compôs a mesa.

O prefeito de São Bernardo não perdoou o que ele chamou, segundo pessoas próximas de Dib, de traição de Damo. Os dois sempre estiveram do mesmo lado e, no ano passado, formaram um bloco de prefeitos da região pelas candidaturas tucanas de José Serra ao governo do Estado e Geraldo Alckmin à Presidência.

Durante uma reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Dib reclamou ao prefeito de Mauá sobre sua presença do evento de seus adversários.Damo argumentou que foi apenas para prestigiar Tito, mas Dib não aceitou a justificativa.

O prefeito de Mauá também tem uma dívida de gratidão, já que o chefe de Executivo de São Bernardo o ajudou na campanha de 2004, até mesmo com a contratação de artistas regionais para realização de showmícios.

Dib teria pedido a Damo que convecesse Tito a não ir para a oposição e o prefeito de Mauá não atendeu. O jurista defendeu Damo no processo que travou, em Brasília, com o então candidato a prefeito do PT Márcio Chaves, que teve seu registro cassado logo após o primeiro turno.

A aproximação de Diniz e Dib também é antiga: quando o vereador assumiu interinamente a Prefeitura de Mauá, em janeiro de 2005 – cargo que ocupou durante 11 meses – o prefeito de São Bernardo liberou o então secretário de Comunicação, Raimundo Salles (DEM) – pré-candidato a prefeito de Santo André – a ocupar o mesmo cargo em Mauá. Pouco tempo depois, Salles retornou a São Bernardo. Procurado, William Dib não comentou o assunto.

Vereador quer Polisel como vice-prefeito

Diniz confirmou que Dib declarou apoio à sua candidatura durante a reunião, no gabinete do prefeito de São Bernardo. “Ele disse que estaria à nossa disposição. Tenho relação próxima com o prefeito de São Bernardo e vamos estar juntos no ano que vem”, disse.

O objetivo dele é se reunir com outros prefeitos ligados a Dib na região – Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra), Clóvis Volpi (PV-Ribeirão Pires) e José Auricchio Júnior (PTB-São Caetano) – em busca de mais apoios.

Diniz afirma que recebeu convite do PSDB para trocar de legenda, mas deverá continuar no PR. “Realmente fui convidado, mas quero disputar a eleição pelo meu atual partido”, garantiu.

Diniz diz que, em pesquisas internas, seu nome estaria próximo do petista Oswaldo Dias, considerado favorito. “Posso tirar o Leonel do segundo turno, se ele for candidato mesmo”, provoca.

Polisel, que recentemente rompeu com Leonel Damo, deverá ocupar a vice de Diniz no ano que vem. O tucano, no entanto, desconversa. “Ainda não há definição sobre isso. Por enquanto, eu sou candidato a prefeito pelo PSDB e o Diniz pelo PR.”

O parlamentar confirma que o tema eleição fez parte do encontro com o prefeito de São Bernardo.

“É importante ter apoio de pessoas como Dib, que é uma grande liderança do Grande ABC.” Leonel Damo não foi localizado para comentar a decisão de William Dib.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: Google Imagem
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.