NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo Mauá completa um ano com 683 mil atendimentos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obras de reforma do calçadão são retomadas e terão fim em 2018
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2017 | Cidade
Irmão de Severino do MSTU é exonerado da Habitação
Irmão de Severino do MSTU é exonerado da Habitação Foto: Montagem/DGABC
Foto: Montagem/DGABC
Irmão do vereador Severino do MSTU (Pros), de Mauá, Raimundo Cassiano de Assis foi demitido ontem da chefia da Secretaria de Habitação. A exoneração ocorre dias depois de o Diário mostrar que Severino é investigado por suposta compra de votos ao condicionar entrega de moradias populares ao apoio ao seu projeto de reeleição e do então prefeito Donisete Braga (PT).

O núcleo duro do governo do chefe do Paço, Atila Jacomussi (PSB), já havia decidido demitir Raimundo desde a semana passada. Na avaliação da cúpula da administração, o acúmulo de denúncias envolvendo o irmão do secretário e o MSTU (Movimento dos Sem-Terra Urbano de Mauá), do qual Raimundo também faz parte, tornou insustentável a permanência dele no governo.

Embora ele não tenha sido acusado de nenhuma irregularidade, o governo Atila entendeu que poderia haver conflitos pelo fato de ele chefiar justamente o setor que comanda as políticas habitacionais na cidade e as denúncias envolvendo o irmão, responsável por indicá-lo ao cargo, tratar-se exatamente da mesma área.

Severino é alvo de processo na Justiça Eleitoral por, durante o pleito de 2016, sugerir a entrega de apartamentos à sua vitória. “O que é melhor? Você pegar R$ 500 para ficar balançando bandeira (de candidato) ou pegar uma casa para colocar seus filhos para morar?”, disse o parlamentar, na época. O Diário teve acesso às gravações do ato.

O MSTU, cuja presidência está nas mãos de Severino, é o responsável por escolher os beneficiários de empreendimentos imobiliários erguidos na cidade com recursos públicos, por meio de programas habitacionais do Estado e da União.

O parlamentar também incitou invasão a unidades do condomínio Altos de Mauá – dirigido pelo próprio MSTU – que, mais recentemente, foi autuado pela Odebrecht Ambiental (atual BRK Ambiental) por realizar ligação clandestina da rede de esgoto.

O Ministério Público de Mauá já informou que vai apurar todas essas denúncias.

NOVOS TITULARES
Atual secretário de Administração, Paulo Sérgio Pereira (PRP) será transferido para o comando de Habitação, mas não se sabe ainda se ele acumulará as duas Pastas. Atila também decidiu demitir o secretário de Planejamento Urbano, Antônio Virgínio Holanda, que será substituído por Antônio José Viana.

Serão a sexta e a sétima trocas no secretariado de Atila. Desde o início da gestão, em janeiro, outros cinco integrantes do primeiro escalão já caíram. Ex-Obras, José Carlos Orosco Júnior (PMDB), e Camila Brandão (ex-Assuntos Jurídicos) deixaram o posto após polêmica envolvendo denúncia de agressões física e psicológica contra a ex-deputada Vanessa Damo (PMDB), Diniz Lopes (PSB) deixou o comando da autarquia Hurbam (Habitação e Urbanização de Mauá). Indicado para chefiar Segurança Pública, sargento Anderson Simões (PMDB) sequer assumiu o posto para evitar conflitos, já que trabalhou em empresa que presta serviços para Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Por último, Ricardo Carajeleascow deixou a superintendência do Hospital Doutor Radamés Nardini.

Por Junior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.