NOTÍCIA ANTERIOR
Apple se torna maior vendedora de smartphones pela 1ª vez desde 2011
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresas implantam chips nos funcionários para interagir com sistemas
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2015 | Tecnologia
Irlanda permitirá selfie em passaporte pedido por aplicativo para celular
Emissão custará 35 euros para irlandeses que já tenham passaporte.

Com documento, cidadão poderá viajar para a 31 países na Europa.


A Irlanda vai permitir a partir de julho deste ano que passaportes sejam solicitados por aplicativo e que a foto do documento seja uma selfie. A novidade foi anunciada pelo Ministério das Relações Internacionais do país nesta semana.

Esta é a primeira iniciativa oficial de incluir em documentos os autorretratos que viraram moda e se tornaram onipresente na internet.

O documento terá validade de cinco anos e custará 35 euros (o equivalente a R$ 105). Poderá ser pedido por qualquer irlandês maior de 18 anos e será aceito em todos os 28 países da União Europeia, mais Islândia, Noruega e Liechtenstein, participantes da Área Econômica Europeia.

Os cartões serão emitidos para cidadãos que já possuírem um passaporte. Segundo o ministro das Relações Internacionais da Irlanda, Charlie Flanagram, poderá funcionar como um substituto para o documento oficial em visitas a países europeus que não solicitem vistos.

“O novo cartão também fornecerá um documento para viagem de backup muito útil para viagens pela Europa em casos em que alguém perder seu passaporte”, afirmou. Ainda de acordo com Flanagram, o cartão poderá ser utilizado em viagens enquanto o documento estiver na embaixada de algum país por ocasião da solicitação de um visto de entrada.

As selfies poderão ser enviadas porque o app para solicitar os cartões terá um recurso interno para captar a foto usada no documento. Isso não quer dizer que qualquer imagem poderá ser enviada. O próprio programa confirmará se a selfie está dentro dos padrões internacionais.

Caso o cartão seja perdido, basta solicitar um novo. O período de entrega será de 48 horas e, se tiver de ser enviado para fora da Irlanda, terá custo adicional de 5 euros (R$ 15). A pasta não informou se os pagamentos também serão realizados pelo aplicativo.

Para garantir a segurança do documento, o verso do cartão terá uma faixa holográfica com foto e dados do detentor do passaporte.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.