NOTÍCIA ANTERIOR
Garis e lixeiros lutam contra a invisibilidade da profissão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aquisição da Pirelli por chineses assusta operários
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/03/2015 | Economia
Ipem orienta sobre compra de pescados e ovos de chocolate
Ipem orienta sobre compra de pescados e ovos de chocolate Consumidor deve ficar atento a peso e a brinquedos que alguns ovos trazem. Foto: Amanda Perobelli
Consumidor deve ficar atento a peso e a brinquedos que alguns ovos trazem. Foto: Amanda Perobelli
Consumidor deve ficar atento durante as compras; saiba como evitar problemas na escolha dos produtos

Ovos de chocolate e diversos tipos de pescados são produtos que tomam conta das gôndolas dos supermercados no período de Páscoa. O consumidor deve ficar atento às indicações de peso e quantidade, bem como à qualidade dos brinquedos que, em alguns casos, vêm com os ovos de chocolate. Para evitar problemas, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) apresenta dicas práticas para o consumidor identificar produtos irregulares e não errar na hora das compras.

Ovos de chocolate com brindes - Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. No brinde, o consumidor deve também procurar o selo do Inmetro. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer riscos à criança.

Fique atento ao peso - Ovos, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.

Não compre pelo número - A numeração dos ovos de Páscoa servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

Atenção na compra de peixe fresco - Sejam eles adquiridos em feiras ou mercados, sempre acompanhe a pesagem do peixe fresco. Esta deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto.

Não vale colocar gelo - Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, fique atento se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo. Se levar um pescado com bastante gelo, observe na hora do preparo se o mesmo rende a mesma quantidade que está habituado a consumir.

Use a balança do estabelecimento - Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Onde reclamar - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.