DATA DA PUBLICAÇÃO 12/05/2015 | Economia
Investir em bolos caseiros pode render mais de R$ 80 mil no ABCD
Cibele Chinarelli mostra os bolos da Cecília, empreendimento que reúne boa atividade econômica com uma tradição familiar. Foto: Rodrigo Pinto
Lojas da especialidade estão em crescimento na Região, embaladas pela procura por qualidade e expansão constante da alimentação
Com receitas simples, os bolos caseiros são vistos cada vez com mais frequência nos balcões de cafeterias e docerias. O tradicional quitute é oportunidade de negócios em crescimento na Região para muitos empresários novos no ramo, que decidiram apostar no antigo livro da vovó para obter sucesso na carreira. O faturamento médio neste segmento pode atingir R$ 80 mil por mês, mas dependendo do desempenho do profissional, o valor pode ser ainda maior.
Fundada em 2009 no Interior de São Paulo, a Casa de Bolos possui 187 franquias em todo o País, sendo 10 instaladas no ABCD – e outra planejada para ser aberta no Rudge Ramos, em São Bernardo. Com o conceito de ser uma extensão da cozinha e agradar pela simplicidade, a empresa demonstra potencial em ser reconhecida no mercado pela qualidade e preços justos. São mais de 50 sabores e preços que variam de R$ 8 a R$ 22.
“Utilizamos um sistema de produção totalmente natural, da mesma forma como o bolo é feito em casa, sem conservantes ou industrializados, utilizamos toneladas de ovos e farinha para chegar o mais próximo do gosto do cliente e remeter boas lembranças”, disse Rafael Ramos, diretor operacional da marca, que pretende crescer cerca de 40% em faturamento neste ano.
O empreendedor afirma que o ritmo de interesse de novos franqueados tem aumentado nos últimos meses, o que faz a marca apostar em modelos de franquias menores para atender o público de cidades pequenas ou que não tem capital suficiente para investir no tamanho tradicional. “Atualmente o interessado em investir na marca precisa desembolsar R$ 150 mil para chegar ao modelo padrão da loja, mas com os ambientes menores esse valor cai e conseguiremos atingir outro tipo de público a partir de maio”, afirmou o executivo, sem detalhar novos valores.
Praticidade - Outra rede de franquias presente na Região é a Bolos da Cecília, com maior quantidade de lojas em São Paulo, e há um mês em São Caetano. A franqueada Cibele Chinarelli dos Anjos e sua irmã Cátia Regina Chinarelli resolveram apostar em um negócio próprio e abriram no final de março a loja no centro da cidade. “Sempre tivemos vontade de ter uma empresa, mas não queríamos correr riscos, e o ramo de alimentação sempre nos atraiu, principalmente os bolos porque é tradição na nossa família”, disse Cibele.
Com 18 variedades de receitas caseiras, a marca trabalha com a praticidade ao cliente. A bancária Kátia Campos costuma comprar bolos prontos pela falta de tempo em casa. “Meus filhos e marido gostam de um bolinho simples e não é sempre que consigo me dedicar a isso, por isso recorro aos prontos e agrado do mesmo jeito”, contou.
O segmento em expansão promete ainda novas unidades na Região nos próximos meses. Isto porque a marca Vó, Quero Bolo, fundada em 2013, abriu os negócios, virou franquia no final do ano passado e mira as cidades do ABCD como promissoras. De acordo com os sócios Fernando Cachulo e Willians Navarro, diversos perfis de pessoas interessadas em investir na empresa estão sendo analisados e a expectativa é que, até o final do ano, Santo André, São Bernardo e São Caetano tenham pelo menos uma loja instalada.
“Ficamos dois anos com nossas lojas próprias para amadurecer os negócios até abrir o modelo de franquia e buscamos aprimorar nossas estratégias a partir de falhas de concorrentes para ganharmos espaço nesse mercado promissor”, disse Navarro, ao apontar faturamento médio ao franqueado de R$ 80 mil. A rede oferece mais de 40 sabores, inclusive receitas especiais sem glúten, diet e sem lactose com preços que variam de R$ 15 a R$ 25.
Poder de consumo - O sucesso das franquias no segmento de bolos caseiros está inserido no setor de alimentos, que tem 31% de representatividade na Região, a maior apresentada no ano passado. Conforme o coordenador do comitê de alimentação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), João Baptista Júnior, o setor de alimentação é uma necessidade básica, que não deixará de crescer e de apresentar novas oportunidades de mercado devido às constantes transformações dos consumidores.
“Comprar um prato pronto, principalmente de receitas simples, faz parte do desenvolvimento e das prioridades de cada pessoa. O tempo social fica mais estreito e o trabalho consome boa parte do dia, além do poder de consumo permitir essa abertura”, afirmou.
Com receitas simples, os bolos caseiros são vistos cada vez com mais frequência nos balcões de cafeterias e docerias. O tradicional quitute é oportunidade de negócios em crescimento na Região para muitos empresários novos no ramo, que decidiram apostar no antigo livro da vovó para obter sucesso na carreira. O faturamento médio neste segmento pode atingir R$ 80 mil por mês, mas dependendo do desempenho do profissional, o valor pode ser ainda maior.
Fundada em 2009 no Interior de São Paulo, a Casa de Bolos possui 187 franquias em todo o País, sendo 10 instaladas no ABCD – e outra planejada para ser aberta no Rudge Ramos, em São Bernardo. Com o conceito de ser uma extensão da cozinha e agradar pela simplicidade, a empresa demonstra potencial em ser reconhecida no mercado pela qualidade e preços justos. São mais de 50 sabores e preços que variam de R$ 8 a R$ 22.
“Utilizamos um sistema de produção totalmente natural, da mesma forma como o bolo é feito em casa, sem conservantes ou industrializados, utilizamos toneladas de ovos e farinha para chegar o mais próximo do gosto do cliente e remeter boas lembranças”, disse Rafael Ramos, diretor operacional da marca, que pretende crescer cerca de 40% em faturamento neste ano.
O empreendedor afirma que o ritmo de interesse de novos franqueados tem aumentado nos últimos meses, o que faz a marca apostar em modelos de franquias menores para atender o público de cidades pequenas ou que não tem capital suficiente para investir no tamanho tradicional. “Atualmente o interessado em investir na marca precisa desembolsar R$ 150 mil para chegar ao modelo padrão da loja, mas com os ambientes menores esse valor cai e conseguiremos atingir outro tipo de público a partir de maio”, afirmou o executivo, sem detalhar novos valores.
Praticidade - Outra rede de franquias presente na Região é a Bolos da Cecília, com maior quantidade de lojas em São Paulo, e há um mês em São Caetano. A franqueada Cibele Chinarelli dos Anjos e sua irmã Cátia Regina Chinarelli resolveram apostar em um negócio próprio e abriram no final de março a loja no centro da cidade. “Sempre tivemos vontade de ter uma empresa, mas não queríamos correr riscos, e o ramo de alimentação sempre nos atraiu, principalmente os bolos porque é tradição na nossa família”, disse Cibele.
Com 18 variedades de receitas caseiras, a marca trabalha com a praticidade ao cliente. A bancária Kátia Campos costuma comprar bolos prontos pela falta de tempo em casa. “Meus filhos e marido gostam de um bolinho simples e não é sempre que consigo me dedicar a isso, por isso recorro aos prontos e agrado do mesmo jeito”, contou.
O segmento em expansão promete ainda novas unidades na Região nos próximos meses. Isto porque a marca Vó, Quero Bolo, fundada em 2013, abriu os negócios, virou franquia no final do ano passado e mira as cidades do ABCD como promissoras. De acordo com os sócios Fernando Cachulo e Willians Navarro, diversos perfis de pessoas interessadas em investir na empresa estão sendo analisados e a expectativa é que, até o final do ano, Santo André, São Bernardo e São Caetano tenham pelo menos uma loja instalada.
“Ficamos dois anos com nossas lojas próprias para amadurecer os negócios até abrir o modelo de franquia e buscamos aprimorar nossas estratégias a partir de falhas de concorrentes para ganharmos espaço nesse mercado promissor”, disse Navarro, ao apontar faturamento médio ao franqueado de R$ 80 mil. A rede oferece mais de 40 sabores, inclusive receitas especiais sem glúten, diet e sem lactose com preços que variam de R$ 15 a R$ 25.
Poder de consumo - O sucesso das franquias no segmento de bolos caseiros está inserido no setor de alimentos, que tem 31% de representatividade na Região, a maior apresentada no ano passado. Conforme o coordenador do comitê de alimentação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), João Baptista Júnior, o setor de alimentação é uma necessidade básica, que não deixará de crescer e de apresentar novas oportunidades de mercado devido às constantes transformações dos consumidores.
“Comprar um prato pronto, principalmente de receitas simples, faz parte do desenvolvimento e das prioridades de cada pessoa. O tempo social fica mais estreito e o trabalho consome boa parte do dia, além do poder de consumo permitir essa abertura”, afirmou.
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