NOTÍCIA ANTERIOR
Viaduto segue interditado depois de incêndio em favela no Centro de SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Correios estão em greve a partir desta quarta
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2012 | Geral
Inverno 2012 é o terceiro mais quente da história
Inverno 2012 é o terceiro mais quente da história Foto: g1.globo.com
Foto: g1.globo.com
Recorde de temperatura foi batido na tarde desta terça-feira, com 34,1 graus

A tarde quente desta terça-feira (18/09) bateu o recorde de temperatura para o inverno, alcançando 34,1 graus na estação do Mirante de Santana, na Capital. Até então a maior medição era os 33,9° graus de segunda-feira (17/09). Com isto, este é o terceiro inverno mais quente da história, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia.

Em 1961 foram registrados 35,2 graus no dia 20 de setembro. No mesmo dia do ano de 2007, a temperatura chegou a 34,5 graus. Além disso, os 34,1 graus desta terça-feira foram a segunda maior marca deste ano de 2012, perdendo apenas para os 34,3 graus de 1° de março. Com o calor, a população deve ter atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que entre o final da manhã e o início da noite oscilam abaixo dos 30%.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), essa condição atmosférica dificulta a dispersão dos poluentes, facilita a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde.

Calor - De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 21,5ºC. Desde março não havia sido registrado uma madrugada tão quente. No dia 15 de abril fez 21,3ºC e no dias 27 de março a mínima foi de 22,1ºC.

Tendência para os próximos dias - A quarta-feira (19/09) será mais um dia com muito sol, calor e baixa umidade do ar. A aproximação de uma frente fria provoca rajadas de vento e ligeiro aumento de nuvens entre a tarde e a noite. Não há expectativa de chuva. Os termômetros variam entre 21ºC e 35ºC.

Na quinta-feira (20/09) finalmente uma frente fria consegue romper o bloqueio atmosférico, aumentando as condições de chuva ao longo do dia. As pancadas de chuva ocorrem principalmente no período da tarde e estas podem vir com intensidade forte e acompanhadas de trovoadas. Por conta do aumento da nebulosidade e da precipitação, o calor diminui. Mínimas em torno dos 18ºC e máximas de até 28ºC.

Tempo seco e poluição favorecem problemas respiratórios

A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.

A baixa umidade relativa do ar dificulta a dispersão de poluentes. Esses poluentes, na forma de diversos tipos de partículas (ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros) ao ficarem em suspensão no ar, acabam sendo inalados pelas pessoas o que acaba favorecendo a ocorrência de problemas respiratórios e infecções.

Ainda, que crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema respiratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

Dicas

Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);

Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;

Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;

Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;

Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;

Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;

Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.