NOTÍCIA ANTERIOR
Pesquisadores quebram segurança de site confiável
PRÓXIMA NOTÍCIA
Downloads de novo Windows multiplicam-se na internet
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/01/2009 | Informática
Internet Explorer volta a perder mercado para navegadores rivais
Apesar de ainda manter a liderança no mercado de navegadores, o Internet Explorer, da Microsoft, voltou a perder espaço para seus concorrentes no mês de dezembro, revelou nesta sexta-feira levantamento realizado pela empresa de consultoria Net Applications.

A pesquisa revelou ainda que cresceu o uso dos rivais Firefox (Mozilla), Safari (Apple) e o recém-lançado Chrome (Google).

O Internet Explorer foi usado por 68,15% dos internautas monitorados em dezembro, o que confirma a uma tendência de queda, já que em novembro ele tinha 69,71%, e em outubro 71,27% da preferência.

Os concorrentes da Microsoft no segmento se beneficiaram da queda, conforme os dados. A fatia do Firefox chegou a 21,34%, em tendência de crescimento, após registrar 20,78% e 19,97% em novembro e outubro, respectivamente.

O navegador da Apple, Safari, também ganhou espaço nos últimos três meses. Em outubro, tinha 6,57% na participação, passou para 7,13% em novembro e chegou à marca de 7,93% de uso em dezembro.

O navegador Chrome, lançado pela Google no início de setembro, conseguiu ultrapassar pela primeira vez em dezembro a marca de 1% de uso na pesquisa da Net Applications. Ficou com 1,04%, em crescimento, após ter 0,83% do uso em novembro e 0,74% em outubro.

Queda relativa

A Net Applications afirmou que a diminuição do uso da internet no trabalho no último mês do ano pode ter afetado os resultados, em desfavor da Microsoft.

"As férias de dezembro favoreceram fortemente o uso residencial sobre o uso nos locais de trabalho. Isso aumenta relativamente o uso do Mac, Firefox, Safari e outros produtos que têm relativamente alto uso residencial", disse a companhia.

Os dados mostram, no entanto, que a participação no mercado do Internet Explorer teve uma queda mais acentuada em novembro do que em dezembro.

Estatísticas sobre o uso de sistemas operacionais calculados pela Net Applications sugeriram também que usuários de computadores da Apple são mais fiéis ao navegador da marca, Safari, do que usuários do Windows, que vêm com o Internet Explorer instalado.

Quanto aos sistemas, o Windows tem hoje participação de 88,68%, contra 9,63% do Mac OS e 0,85% do Linux.

Para calcular o uso dos navegadores, a Net Applications coleta números dos sites que usam seu serviço de monitoramento, compilando dados de cerca de 160 milhões de visitantes a cada mês.

Por Colaboração para a Folha Online / Foto: Fotomontagem/Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.