NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR de Mauá oferece 347 oportunidades de emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corrida de Rua atraiu três mil participantes em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/09/2014 | Cidade
Internação do Hospital Nardini tem aprovação de 98% dos pacientes
Internação do Hospital Nardini tem aprovação de 98% dos pacientes A ouvidoria está preparada para ouvir, esclarecer e estimular a participação dos pacientes e familiares. Crédito: FUABC
A ouvidoria está preparada para ouvir, esclarecer e estimular a participação dos pacientes e familiares. Crédito: FUABC
Índice foi registrado pela ouvidoria do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini em Mauá entre agosto de 2013 e agosto de 2014

Balanço recém-elaborado pela ouvidoria do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini em Mauá mostra que 98% dos pacientes que ficaram internados no hospital entre agosto de 2013 e agosto de 2014 avaliaram o serviço prestado como bom ou ótimo. Para a direção do hospital, as mudanças pelas quais o equipamento tem passado em função do remodelamento de processos e estrutura física no âmbito do projeto Novo Nardini explicam o ótimo resultado.

Há outros indicadores positivos. No ambulatório, onde são realizadas cerca de mil consultas por mês em 11 especialidades, o número de reclamações registradas entre janeiro e julho deste ano caiu de 34 para três por mês. O levantamento apontou ainda que a Pediatria é setor campeão de registros espontâneos de elogios, com 52 manifestações positivas.

No pronto-socorro, 62% dos pacientes atendidos no mês de julho avaliaram como ótimo o desempenho da equipe de enfermagem. Entre os quesitos julgados pelos usuários estão: atendimento de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, recepcionistas, além de limpeza, enxoval e infraestrutura.

QUANTITATIVO
Além dos ganhos qualitativos, os levantamentos indicam evolução quantitativa. Apoiado na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o Hospital Nardini deu início, ainda em meados de 2013, a processo de reestruturação do serviço de ouvidoria. O resultado foi o aumento da participação dos usuários nas pesquisas de satisfação, os quais resultaram nos índices de aprovação por setor.

Entre agosto de 2013 e agosto de 2014, foram contabilizadas 12.805 inserções na ouvidoria, contra 10.079 em relação ao mesmo período dos anos anteriores. O aumento da participação popular atinge, portanto, 27%.

A ouvidoria tem o propósito de fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e defender o direito à saúde da população. O canal de comunicação entre usuários e hospital é preparado para ouvir, esclarecer e estimular a participação dos pacientes e familiares acolhendo críticas e sugestões a partir da inclusão do usuário no controle social da rede de saúde.

Atualmente o usuário do hospital conta com três alternativas para registrar sua crítica, elogio ou sugestão: pessoalmente no setor localizado no 2º andar; por meio de pesquisas de satisfação respondidas após alta hospitalar e por questionários depositados espontaneamente nas seis caixas de sugestões espalhadas pela unidade.

Todo o esforço da atual administração para reformular o serviço resultou no reconhecimento da ouvidoria da unidade como Ouvidoria Geral do SUS, de nível II, do Ministério da Saúde. A oficialização, que ocorreu em março deste ano, permite que o canal seja interligado à ouvidoria do município e que todos os dados sejam alimentados de forma transparente, possibilitando subordinação técnica e interface com a Secretaria da Saúde.

“Saímos de uma ouvidoria passiva para uma ouvidoria proativa. Atualmente o usuário do hospital vê o serviço não apenas como uma sala de reclamações, mas como espaço democrático que disponibiliza profissional apto a acolhê-lo em suas necessidades de forma humanizada”, explica a coordenadora do Serviço de Acolhimento, Orientações e Relacionamento com o Usuário, Eliene de Paula Pinto.

INDICADORES
A aproximação do canal de ouvidoria dos usuários possibilita que a gestão utilize o setor como ferramenta para rever os processos internos de trabalho, a exemplo do serviço de hospitalidade. A partir de queixas referentes às ofertas de enxovais, a administração providenciou no fim do ano passado a compra de novas peças e aperfeiçoou o controle dos itens nas entradas e saídas. A ação possibilitou humanizar a relação com os usuários com investimento na contratação e treinamento de camareiras, o que elevou os níveis de aprovação e ajudou a dar mais um passo na reconstrução de um novo hospital.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.