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DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2013 | Economia
Intenção de consumo: Metodista amplia pesquisa
Intenção de consumo: Metodista amplia pesquisa Foto: Divulgação - Diário Online
Foto: Divulgação - Diário Online
A PIC (Pesquisa de Intenção de Consumo) recebeu atualização metodológica. Agora, serão coletadas cerca de 1.000 entrevistas com consumidores nas sete cidades. Com isso, a margem de erro diminuiu de quatro pontos percentuais para três. A confiabilidade continua em 95%. "Ela é muito importante para os lojistas. Com acesso gratuito, eles têm a oportunidade de reconhecer o que os clientes pretendem adquirir", explica o coordenador do estudo, Sandro Maskio, que ministra aulas na Universidade Metodista de São Paulo.

A PIC é desenvolvida pela instituição de ensino em parceria com as associações comerciais das sete cidades. Até o último resultado, antecipando a tendência de consumo para o Natal de 2012, os pesquisadores entrevistavam, aproximadamente, 500 consumidores.

As coletas ocorreram no ParkShopping São Caetano, Grand Plaza e Shopping ABC, ambos em Santo André, Metrópole, em São Bernardo, e Mauá Plaza Shopping. Os consumidores, nos centros das cidades, também foram entrevistados.

AMPLIAÇÃO

Agora o universo dobrou e a coleta ampliou para mais 14 bairros que mantém centros comerciais, como o Rudge Ramos, em São Bernardo, e Vila Gerty, em São Caetano. Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o recorte será apenas nos centros. A publicação da PIC Dia das Mães está programada para a terceira semana de abril. As anteriores estão disponíveis no site www.metodista.br/observatorio-economico/publicacoes.

Entre os resultados, a PIC revela as principais determinantes aos consumidores para a escolha dos presentes, produtos de preferência, valores programados para os gastos por itens e compra total e discriminação de intenção de gasto por segmento e estabelecimento.

"É muito importante para os lojistas e sem custo. Com a PIC, eles podem traçar estratégias de preços, estoques e marketing. Eles conseguem observar a tendência da quinta maior área de consumo do País, que é o Grande ABC. Assim podem alavancar as vendas e beneficiar os estabelecimentos onde estão, atraindo mais clientes, e toda a economia do entorno", explica Maskio.

NEGATIVA

"Para a pesquisa do Dia das Mães, o Shopping ABC não permitiu a nossa entrada. E o Praça da Moça (Diadema), como nas outras coletas, também não. Estamos negociando ainda. Mas as entrevistas nesses locais gerariam ganho qualitativo para os resultados", defende Maskio.

A empreendedora e administradora de shoppings BRMalls, responsável pelo Shopping ABC, informou que "por políticas do grupo que administra o Shopping ABC, não são permitidas abordagens a clientes dentro do empreendimento. A medida visa garantir que os consumidores fiquem à vontade para transitar nos corredores do shopping". Procurado, o Shopping Praça da Moça não respondeu até o fechamento desta edição.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
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