NOTÍCIA ANTERIOR
Ativistas seminuas protestam contra governo da Ucrânia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Número de refugiados sírios chega 2 a milhões, diz agência da ONU
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2013 | Internacional
Inspetores precisam de 4 dias para concluir trabalho na Síria, diz ONU
Grupo retomou missão que avalia se houve uso de armas químicas na Síria.

Segundo Ban Ki-moon, eles irão realizar análises científicas de amostras.


Os inspetores das Nações Unidas presentes na Síria para investigar o possível uso de armas químicas vão precisar de quatro dias para terminar seu trabalho, declarou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

"Devem terminar os trabalhos em quatro dias", declarou Ban Ki-moon em uma coletiva de imprensa em Haia. "Depois, os especialistas deverão realizar análises científicas e, em seguida, faremos um relatório ao Conselho de Segurança a fim de empreender as ações que forem julgadas necessárias".

Uma equipe de inspetores da ONU chegou a uma localidade nos arredores de Damasco controlada por rebeldes nesta quarta-feira (28), disseram ativistas da oposição, para o segundo dia de investigação nos locais atingidos por um suposto ataque com armas químicas que matou centenas de pessoas.

Ki-moon já havia dito que os inspetores precisam de tempo para determinar se foram usadas armas químicas. Ele afirmou que as imagens do conflito que dura mais de dois anos são "diferentes de qualquer uma que tenhamos visto no século 21".

"É essencial estabelecer os fatos. Uma equipe de investigação da ONU está agora no terreno para fazer justamente isso. Apenas dias após o ataque, eles coletaram amostras valiosas e entrevistara vítimas e testemunhas. A equipe precisa de tempo para fazer seu trabalho", disse Ban.

A oposição síria diz que centenas de pessoas morreram enquanto dormiam, na madrugada de quarta-feira, por causa do ataque químico realizado por forças do governo na semana passada.

O governo do presidente Bashar al-Assad nega ter cometido o massacre, e no domingo autorizou a visita de inspetores da ONU ao local.

Por G1 - France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.