NOTÍCIA ANTERIOR
Via Rápida inicia qualificação sobre rodas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura identifica necessidades e define projetos para mobilidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/03/2014 | Cidade
Ínicio das aulas na Escola Preparatória da UFABC de Mauá
Ínicio das aulas na Escola Preparatória da UFABC de Mauá Grupo atual reúne 240 alunos. Criada em 2013, a Escola teve 160 participantes. Crédito: Roberto Mourão
Grupo atual reúne 240 alunos. Criada em 2013, a Escola teve 160 participantes. Crédito: Roberto Mourão
Reitor considera que iniciativa já é um sucesso; prefeito quer campus e curso de Medicina na cidade

Alunos da segunda turma de alunos da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC) participaram da cerimônia de início das atividades de 2014, relativas ao curso com conteúdo avaliado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, na noite desta quarta-feira (12). A primeira turma foi implantada em junho de 2013, com 160 vagas. O grupo atual tem 240 estudantes, distribuídos nos períodos vespertino e noturno. Foram 895 inscritos e o processo seletivo ocorreu em 8 de fevereiro.

Estiveram presentes o prefeito Donisete Braga, a secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar, o reitor da UFABC, Klaus Capelle, o pró-reitor de Extensão, Daniel Pansarelli, e o coordenador do projeto EPUFABC, prof. dr. Leonardo José Steil, a coordenadora da Escola, Elizete Ventura, entre outras autoridades, gestores e professores.

Na plateia, dois dos oito alunos que integraram a primeira turma da EPUFABC, e aprovados em cursos de universidades públicas, participaram do evento e receberam certificado das mãos do reitor e do prefeito. Fernanda Barros da Silva, 18 anos, foi aprovada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no curso de Filosofia. “As aulas ajudaram muito, o curso foi acessível e a duração coincidiu para que eu pudesse estudar também o curso técnico em Administração”, considera Fernanda. Depois, ela pretende fazer pós-graduação e ir para a área de pesquisa.

O outro aprovado é Luã Ramos de Macedo, de 18 anos, que entrou na própria UFABC, em Ciência e Tecnologia. “O curso foi muito bom, pude rever conteúdo do ensino médio e até coisas que nem tinha visto. Ainda pretendo estudar Engenharia de Materiais”, disse.

O prefeito Donisete Braga reafirmou a importância da parceria com Universidade para o município. “Fazemos questão de priorizar os moradores de Mauá e, especialmente, os alunos oriundos do ensino público. É um grande investimento para formar a juventude da nossa cidade”.

O chefe do Executivo falou ainda de todo o empenho da administração para implantar um campus da UFABC em Mauá, já que o então ministro da Educação, Aloízio Mercadante, havia sugerido que o prefeito apresentasse um prédio público que pudesse instalar a Universidade. Esta cessão seria pelo período necessário até que o campus de Santo André fosse concluído e o de Mauá construído. O prefeito levou o próprio Centro de Formação como proposta, que está sendo analisada pela equipe do novo ministro Henrique Paim.

Bastante motivados, os novos alunos falam da expectativa com os estudos na EPUFABC. Aos 40 anos, mãe de quatro filhos e avó de uma neta, Aparecida dos Santos luta por um futuro melhor. Ela vai conciliar os estudos com o trabalho em um restaurante no Jardim Oratório. “Quero fazer Direito. É um sonho que já está começando a ser realizado porque eu parei de estudar em 2004”, garante. Ela já se considera uma vitoriosa. A filha mais velha, aos 22 anos, estuda Pedagogia e apenas o filho de 18 não está na escola, por enquanto.

“É uma grande oportunidade, por causa da falta de preparo na escola pública. A gente vai tentar competir com quem tem melhor preparo”, segundo Luana Brasil, de 23 anos, que almeja ser química. Os 17 anos de Vinícius Cardoso foram suficientes para que ele enxergasse na Escola Preparatória um meio de buscar o conhecimento. “O primeiro dia de aula foi muito bacana. Estamos abrindo o nosso leque de opções com essa proposta muito legal”, afirmou.

Para Lairce Rodrigues de Aguiar, “mostra que vale a pena investir na educação e na juventude da nossa cidade e do nosso país. Estaremos falando da nossa cidade e dos nossos projetos e ouvindo vocês (estudantes), para o que se fizer necessário”.

Segundo o reitor Klaus Capelle, “essa escola não existiria sem vocês. É com imensa alegria, como professor, que vejo o sucesso da Escola Preparatória, principalmente, quando vejo que alunos se qualificaram e entraram em importantes universidades.” Ele explicou aos alunos que os projetos de extensão, como no caso da Escola Preparatória, tem o objetivo de beneficiar a sociedade por meio do conhecimento acumulado pela universidade com o ensino e pesquisa. “Essa iniciativa mostra um caso bem sucedido para além dos muros acadêmicos que podemos contribuir com a comunidade”, comemorou.

Donisete Braga lembrou ainda que estão em andamento as negociações para que a cidade implante um curso de Medicina, já autorizado pelo Ministério, e a escola técnica federal. Outro destaque foi o início do curso de Residência Médica no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, com 13 jovens médicos, que já iniciaram as atividades de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e que trabalharão em todos os serviços da rede municipal.

EPUFABC - As aulas são realizadas na Escola localizada à rua General Osório, 75, no Centro de Mauá. O curso é destinado para moradores de Mauá oriundos do ensino público, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.