NOTÍCIA ANTERIOR
Denise Ravin visita Medicina ABC para parcerias na área de adolescência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições para o Enade serão abertas na segunda-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/07/2011 | Educação
Inep divulga temas das provas para cursos tecnológicos do Enade 2011
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, divulgou nesta quarta-feira (13) os conteúdos que serão cobrados nas provas de cursos tecnológicos a serem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. O exame está marcado para 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A lista do que será cobrado nos cursos de graduação ainda não foi divulgada.

Segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União, a prova de formação geral, comum a todos os cursos avaliados, terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Alguns dos temas da prova poderão ser: violência, vida urbana e rural, relações de trabalho, arte e cultura, entre outros.

O instituto divulgou ainda os temas específicos de cada área a ser avaliada (veja link no saiba mais). São elas: tecnologia de alimentos, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em automação industrial, tecnologia em construção de edifícios, tecnologia em fabricação mecânica, tecnologia em gestão da produção industrial, tecnologia em manutenção industrial, tecnologia em processos químicos, tecnologia em redes de computadores e tecnologia em saneamento ambiental.

Na graduação, serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música.

As inscrições dos estudantes no Enade que são de responsabilidade das instituições de ensino superior. O prazo vai de 18 de julho e até 19 de agosto.

Saiba mais sobre o Enade
O que é Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

É obrigatório fazer?
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Desde quando o exame é realizado?
A primeira aplicação ocorreu em 2004.

Quais cursos são avaliados?
O MEC determina os cursos que são avaliados a cada ano. Cada área de conhecimento deve ser avaliada no máximo a cada três anos. Em 2011 serão avalidados os cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.

Quando será a inscrição?
De 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.

Quando será a prova?
Dia 6 de novembro.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Alunos ingressantes dos cursos também estão dispensados de fazer o exame a partir deste ano, segundo alteração feita pelo MEC nas regras do Enade em fevereiro deste ano. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.

Estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.

Irregulares
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores deverão regularizar a própria situação sendo inscritos no exame de 2011, de acordo com o MEC. Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados em anos anteriores que não
tenham sido inscritos ou não tenham realizado o exame. Caberá às instituições de ensino superior, no período de 20 a 30 de junho, a inscrição dos estudantes em situação irregular.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.