NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá promove seminário que une a Educação e a Cultura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Demissão surpreende os deputados
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/10/2007 | Cidade
Indústrias da região ampliam contratações, aponta Ciesp
Com o impulso dado pelo aquecimento na produção de veículos, o setor industrial do Grande ABC apresenta tendência de expansão no nível do emprego, aponta pesquisa feita pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em suas diretorias regionais.

Todas a regionais mostraram indicadores positivos no mês. Um dos destaques foi a de Santo André (diretoria que reúne empresas do município e também de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), que ampliou o volume de vagas abertas em 1,10% na comparação com agosto e no acumulado do ano até setembro já registra alta de 2,85%.

São Bernardo e São Caetano também foram bem. Nos nove primeiros meses do ano, o primeiro município já registra alta de 4,65% enquanto o segundo tem variação de 2,24%. Já Diadema mostra sinais de reação. Registrou volume de empregos 0,38% maior em setembro, embora ainda apresente retração no número de vagas neste ano (de 2,25%) e nos últimos doze meses (de 2,44%).

Os números favoráveis da região se explicam, já que atividades com forte presença nos sete municípios registraram geração de postos de trabalho. Material de transporte (fabricação de veículos e autopeças), metalurgia e máquinas e equipamentos estiveram entre os destaques, respectivamente com alta de 0,74%, 0,80% e 1,20% em relação a agosto.

Com o desempenho desses setores, toda a Grande São Paulo registrou, no acumulado dos últimos doze meses, a segunda variação positiva no nível do emprego.

Já uma atividade que vinha com forte expansão no início do ano, a destilação de álcool, registra redução nos postos de trabalho, devido à entressafra.

Perspectivas - Para o diretor titular do Ciesp de Santo André, Shotoku Yamamoto, as perspectivas são otimistas. Ele avalia que o crescimento do mercado interno – que estimulou as vendas de carros – deve continuar. “A oferta de crédito no País aumentou consideravelmente”, disse.

O dirigente avalia ainda que não há sinais de riscos para a economia e em novembro há o ingresso de recursos da primeira parcela do 13º salário e contratações de temporários para as vendas de fim do ano.

A reunião de quarta-feira do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que pode reduzir mais a taxa básica de juros (a Selic), também pode trazer mais ânimo ao setor empresarial, avalia o diretor do Ciesp de Diadema, José Gascon.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.