NOTÍCIA ANTERIOR
''Baile Havaiano'' no Grêmio Esportivo Mauaense
PRÓXIMA NOTÍCIA
Serra volta a debochar de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2009 | Cidade
Indústria naval tenta ajudar estaleiro Mauá
Um acordo está sendo alinhavado nos bastidores da indústria naval carioca para evitar que o estaleiro Mauá, o mais antigo do País, fique sem encomendas com sua participação suspensa nas licitações da Petrobras. A estatal tem comissão interna avaliando o envolvimento do estaleiro Mauá com fraudes em licitações, detectadas pela PF (Polícia Federal) há três anos. Antes da conclusão da análise, porém, decidiu não convidar o estaleiro para a megalicitação que vai lançar na próxima semana para a construção de 28 sondas no Brasil.

Segundo fonte, diante das pressões do governo do Estado para que o estaleiro não seja cortado, a Petrobras teria admitido não se contrapor às propostas de outros grupos que tenham a intenção de subcontratar o Mauá. A ideia é que o Eisa (Estaleiro Ilha S.A) faça proposta para a construção de sondas subcontratando o Mauá, já que o Eisa pertence ao mesmo grupo, o Synergy Group, do empresário German Efromovich.

"É um ganha, ganha. A Petrobras não abre mão de deixar o Mauá de lado por conta da fraude confessa dos seus gerentes envolvidos na investigação da Polícia Federal. Mas também não fica mal com o governo local, justamente numa época em que está envolvida com outro acordo em que precisa do aval do Estado", disse, citando a negociação que está em jogo para que a Petrobras arrende a área do antigo estaleiro Ishibrás, no Rio, para a construção de sondas e plataformas.

Segundo esta fonte do setor, o Eisa assumiria todos os riscos envolvidos com a subcontratação do Mauá, isentando a Petrobras de qualquer envolvimento com suspeitas que ainda vierem a ser investigadas pela PF.

Possível vitória do Eisa na licitação das sondas evitaria que houvesse demissão em massa no estaleiro, que até o fim do ano conta com 4.000 funcionários atuando na plataforma da Petrobras que será destinada à Mexilhão, na Bacia de Santos.

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.