NOTÍCIA ANTERIOR
Pizzaria de Santo André testa entrega por aviãozinho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércio da região terá pior resultado estadual
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/12/2014 | Economia
Indústria do Grande ABC demite 10.619 trabalhadores
Indústria do Grande ABC demite 10.619 trabalhadores Foto: Banco de dados/DGABC
Foto: Banco de dados/DGABC
A indústria do Grande ABC vai mal. Reduziu o quadro de funcionários em 10.619 ocupações de janeiro a setembro. Com dificuldades para escoar seus estoques, o setor automotivo é um dos que mais sofre, e vem reduzindo a produção. As empresas de autopeças, principais fornecedoras, tiveram queda nos pedidos. O resultado é o aumento de demissões. Nesse efeito em cadeia, a área de serviços também foi atingida, mais precisamente o ramo de transportes, que viu redução na demanda e cortou 1.943 postos de trabalho no acumulado dos nove primeiros meses do ano.

Este é o cenário desenhado pelo Painel das Profissões – Emprego Formal, da Fundação Seade, lançado ontem. O estudo tem como base dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Tendo em vista que a base de informação são os relatórios enviados pelas empresas instaladas na região, esse é o dado mais atualizado sobre o mercado de trabalho até a data referência.

“Está tudo relacionado. As montadoras vão mal, têm estoques elevados. Dizem que, dependendo da marca, vão de 45 a 60 dias (tempo necessário para escoar produção)”, destacou o delegado do Corecon (Conselho Regional de Economia) para o Grande ABC e professor de Economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e FSA (Fundação Santo André), Leonel Tinoco.

Segundo a Fundação Seade, a região encerrou setembro com 791.174 empregos formais. No acumulado de janeiro a setembro, perdeu, considerando todos os setores, 4.704 postos de trabalho.

Nesses nove meses, a indústria da transformação, responsável por 30% da mão de obra formalizada do Grande ABC, perdeu 10.619 vagas. Devido às atualizações de empresas que não enviaram ao MTE seus dados até a data limite, esse número é diferente dos 10.007 empregos a menos publicados pelo Diário em outubro. Com os cortes no período, o segmento soma contingente de 239.003 trabalhadores.

Dos postos de trabalho fechados na indústria, a metalmecânica foi responsável por 75% do total, ou seja, pela demissão de 8.007 profissionais. O segmento representa 57% da indústria de transformação da região.

RESPONSÁVEIS - Isso é reflexo, principalmente, do mau momento pelo qual as montadoras passam. As fabricantes (existem seis delas na região) perderam um de seus principais mercados, o argentino, que fechou as portas para itens de fora devido à crise que passa, e à falta de dólar para importar. Sem contar a economia brasileira em desaceleração, junto à retirada gradual da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o alto endividamento das famílias, que diminuiu a demanda por veículos, tanto pela falta de recursos quanto pela dificuldade do acesso ao crédito. O cenário resultou nos cortes, nos PDVs (Programas de Demissão Voluntária), nos anúncios de suspensões temporárias de contratos de trabalho, chamados de lay-off e nas férias coletivas (muitas fábricas adotaram duas no ano), tudo para reduzir o ritmo de produção.

Com isso, a indústria de fabricação de produtos de borracha e material de plástico, que em grande parte atendem as autopeças, destacou Tinoco, diminuiu seu quadro em 1.774 funcionários, chegando a estoque de 29.895 no fim de setembro.

Até o setor de serviços, tradicionalmente o maior empregador do Grande ABC e do País, que teve acréscimo de 4.262 postos da região, sofreu. O segmento de transportes, principalmente, que integra cadeia produtiva da indústria reduziu 1.943 postos, chegando ao total de 51.270 carteiras registradas. O reflexo também chegou ao comércio varejista, que demitiu 159 trabalhadores.

Na contramão, os serviços de Saúde, Educação e administração pública se destacaram ampliando o quadro em 3.716 vagas e, a construção, em 639.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.