NOTÍCIA ANTERIOR
Sindicato e Ford retomam negociações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mercedes-Benz inicia inscrições programa de estágio
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2017 | Economia
Indústria demitiu 11 operários por dia neste ano nas sete cidades
 Indústria demitiu 11 operários por dia neste ano nas sete cidades Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Entre os meses de janeiro e julho, as fábricas do Grande ABC demitiram 2.350 trabalhadores, o equivalente a 11 profissionais por dia. O montante, no entanto, é 4,5 vezes menor do que o total eliminado entre os sete primeiros meses do ano passado, quando foram extintos 10.750 empregos na indústria da região. À época, os cortes atingiam 50 operários por dia.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) com suas empresas associadas.

Após cinco meses consecutivos de resultados ruins, o emprego, mesmo que de forma tímida, está voltando a reagir nas sete cidades. Em julho, as indústrias do Grande ABC apresentaram um saldo positivo de 50 postos de trabalho – em junho, 350 oportunidades haviam sido eliminadas no setor. Em julho do ano passado, para se ter ideia, 1.600 foram demitidos das fábricas.

Nos 12 meses finalizados em julho, a desaceleração no ritmo de demissões também chama atenção, já que, para este ano, 11.750 funcionários foram dispensados, enquanto que, para o período encerrado em julho de 2016, cerca de 23 mil haviam perdido o emprego no chão de fábrica. Ou seja, o volume caiu pela metade.

Na avaliação do diretor titular em exercício do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti, a queda no ritmo das baixas já significa um início de retomada para o setor. “A desaceleração nos cortes é o primeiro indicativo de que a situação irá mudar. Com a estabilização no cenário político e na economia, a tendência é começar a contratar mais do que demitir”. Miaguti também acredita que, com o retorno do investimento, os empregos voltarão. “Não acontece do dia para a noite, demanda tempo.”

O nível de emprego industrial no Grande ABC em julho foi influenciado pelas variações positivas dos produtos de borracha e material plástico (0,95%) e veículos automotores e autopeças (0,25%). Em contrapartida, o setor de produtos de metal, exceto máquinas e ferramentas (-1,29%), influenciou de forma negativa. É importante lembrar que a TP Industrial (antiga Pirelli), situada em Santo André, iniciou processo de contratação de 378 operários – que ainda estão sendo admitidos – para atuar na linha de produção de pneus agrícolas.

Questionado sobre o impacto da redução de IPTU que o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), pretende aprovar para empresas que gerarem postos de trabalho, Miaguti – que também é vereador na cidade – avalia que a iniciativa é positiva, mas não pode ser burocratizada. “Os benefícios têm de ser claros e não podem gerar perdas significativas à receita da cidade.”

Por Gabriel Russini - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.