NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça do Canadá decide que Google deve bloquear alguns resultados de busca em todo o mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Samsung deve passar Intel e virar líder em chips com resultados do 2º trimestre de 2017
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/07/2017 | Informática
Índia pressiona Microsoft por desconto no Windows após ciberataques
Governo indiano diz que está em negociações com gigante de softwares desde ataque do vírus WannaCry, em maio.

A Índia está pressionando a Microsoft para que a empresa ofereça um grande desconto no Windows para os mais de 50 milhões de usuários do país. O objetivo é que eles possam atualizar seus computadores para a versão mais recente do sistema operacional Windows 10 após a série de ciberataques que tem atingido o mundo nos últimos meses.

Funcionários da Microsoft na Índia "concordaram em princípio" com o pedido, disse Gulshan Rai, coordenador de segurança digital da Índia, à Reuters por telefone nesta sexta-feira (30).

Uma porta-voz da Microsoft na Índia se recusou a comentar o assunto. Funcionários na sede da empresa nos Estados Unidos e na sede regional na Ásia também não se pronunciaram.

Precedente

Caso concorde com o desconto, a Microsoft poderá ficar suscetível a pedidos semelhantes de todo o mundo. Gulshan Rai diz que o governo indiano está em negociações com a administração da Microsoft na Índia. Não ficou imediatamente claro se outros países buscam acordos similares.

Rai afirma que a Índia começou a conversar com a Microsoft após o ataque promovido pelo vírus WannaCry em maio. Ele conta que tanto o WannaCry quanto o ataque desta semana, apelidado por alguns especialistas de NotPetya, explora vulnerabilidades de versões antigas do Windows.

"Será uma oferta única de atualização para o Windows 10 e será um preço com desconto para todo o país", diz Rai, que foi escolhido pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para ser o primeiro chefe de segurança digital do país.

O governo também trabalha com bancos para garantir que cerca de 200 mil dos mais de 240 mil caixas eletrônicos no país, a maioria dos quais rodam versões mais antigas do Windows XP, fossem atualizados com reforços de segurança lançados pela Microsoft após o ataque WannaCry, diz Rai.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.