NOTÍCIA ANTERIOR
Médicos cubanos homenageiam colega
PRÓXIMA NOTÍCIA
TJ-SP derruba liminar que emperrou Poupatempo de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/02/2016 | Cidade
Incêndio atinge área da Cinemateca Brasileira, na Zona Sul de São Paulo
Fogo atingiu parte do acervo, segundo os bombeiros.
Oito equipes dos bombeiros foram enviadas ao local.


Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (3). Segundo informações dos bombeiros, parte do acervo foi atingida, mas o prejuízo total ainda não foi divulgado. Ao menos uma câmera foi queimada. A Cinemateca é vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Oito equipes dos bombeiros foram enviadas ao local. Às 6h20, o fogo já tinha sido controlado e permanecia apenas o trabalho de rescaldo contra pequenos focos.

Não há registro de vítimas. Um bombeiro passou mal durante a operação e precisou de atendimento. Esse é o quarto incêndio registrado na Cinemateca. Os outros três foram em 1957, 1969 e 1982.

A Cinemateca Brasileira tem um dos maiores acervos da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Duas mostras são exibidas na Cinemateca, uma sobre cinema brasileiro contemporâneo e outra de ícones dos anos 70. Um grupo de senhoras foi participar de um evento para a terceira idade, mas foi cancelado até a instituição avaliar os riscos do imóvel.

No dia 21 de dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa, que fica ao lado da Estação da Luz na região Central, foi atingido por um incêndio que destruiu boa parte da edificação e também provocou a morte do bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava no museu como brigadista. O fogo começou no 1º andar do prédio, onde ficava a mostra "O tempo e eu", sobre o historiador Câmara Cascudo.

Como a maior parte do acervo do museu era digital, o material não foi perdido e será reconstruído quando a reforma do edifício estiver pronta. Em janeiro deste ano, o Governador Geraldo Alckmin assinou um convênio com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, e com a organização social ID Brasil para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, ainda sem data prevista para ser concluída.

Sobre a Cinemateca
O surgimento da Cinemateca Brasileira aconteceu em 1946 quando foi montado o Segundo Clube de Cinema de São Paulo. Isso porque em 1941 o Primeiro Clube de Cinema foi fechado durante a repressão da ditadura pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

Em 1961, a Cinemateca Brasileira tornou-se fundação e isso permitiu estabelecer convênios com o poder público estadual. Mas só em 1979, a Cinemateca inaugurou um Centro de Operações que se dedicava aos trabalhos de documentação e pesquisa sobre cinema.

A Cinemateca tem a proposta de estimular a divulgação e o desenvolvimento da arte cinematográfica no Brasil. Além de desenvolver atividades em torno do acervo que inclui cerca de 200 mil rolos de filmes, um dos maiores da América Latina, a Cinemateca também possui uma grande quantidade de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.