NOTÍCIA ANTERIOR
Alunos da EPUFABC fazem inscrição para o ENEM
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá conclui calçada com acessibilidade no Núcleo Cincinato Braga
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/05/2014 | Cidade
Inaugurado prédio da EM Darci Fincatti no Jardim Esperança
Inaugurado prédio da EM Darci Fincatti no Jardim Esperança Mães aprovam novo espaço e também os novos equipamentos. Crédito: Roberto Mourão
Mães aprovam novo espaço e também os novos equipamentos. Crédito: Roberto Mourão
Com 170 novas vagas, unidade acaba com fila de espera por creche no bairro de Mauá

Foi uma grande festa a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Dra. Darci Aparecida Fincatti Fornari, realizada na manhã deste sábado (17). Após quase 10 anos em obras de construção, o novo prédio vai possibilitar a ampliação das atuais 310 vagas para 480, zerando com isso a fila de espera por creche no bairro e entorno.

A escola foi inaugurada em 1984, em madeira e depois em alvenaria. No entanto, o espaço ficou pequeno para o crescimento populacional e, em 2004, a Prefeitura deu início à construção. Ao longo deste período, a administração municipal enfrentou diversos problemas com as construtoras licitadas para a obra, até que finalmente ficou pronta. Foram investidos R$ 2,6 milhões no local.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito Donisete Braga, a secretária de Educação, Lairce de Aguiar, o secretário de Obras, Luiz Carlos Theóphilo, o filho da professora Darci Fincatti, Octávio Fornari, demais autoridades, a equipe de funcionários e professores da escola, pais, alunos e convidados.

“Este é um dos melhores dias da nossa gestão. Sinto-me honrado, feliz e realizado entregando esta escola. Quando a mãe deixa seu filho aqui, ela está deixando sua riqueza. A escola fortalece sua formação cidadã com o processo educativo”, considerou o prefeito.

A Orquestra de Violeiros de Mauá deu início ao evento interpretando os hinos Nacional e de Mauá com arranjo para sanfona e viola, que entusiasmou os presentes. Mas, entusiasmo maior foi da parte de mães e alunos. “Ele acordou às 4h, pedindo pra vir para a escola para não perder a festa. Adora a escola e a professora. Espero que continue gostando dos estudos”, disse a doméstica Suzana dos Reis sobre o filho Cauã, de 4 anos. Três dos cinco filhos já estudaram na EM Darci Fincatti. Agora, ela sabe que seus caçulas poderão ficar seguros, alimentados e educados, e poderá voltar a trabalhar, já que não tinha com quem deixá-los.

Andrew de dois anos também já tem vaga garantida. A mãe gostou do novo espaço. “Excelente. É a primeira vez que ele vai à escola, mas eu estou tranquila. Só falta conhecer os professores”, comentou.

A inauguração teve homenagens ao prefeito, à secretária de Educação, a Octávio Fornari, ao diretor da escola, José Antonio da Cruz, e à professora Sonia Muniz, que trabalha há 28 anos na unidade. Ela lembrou de toda a história da escola e sua trajetória profissional. “A comunidade está ganhando uma escola bonita e grande que vai melhorar a qualidade do que a gente já faz. Nós sempre acreditamos que esse dia chegaria”, disse. O diretor listou todos os funcionários em seu agradecimento e disse “o prédio diz o que vocês merecem e nós vamos continuar prestando o serviço de qualidade.”

A secretária agradeceu toda a equipe da secretaria, da escola e da Prefeitura. “Estou muito feliz com o empenho da equipe para que tenhamos uma educação de qualidade, mesmo enfrentando tantos desafios”, afirmou Lairce.

O secretário de Governo, Edilson de Paula, fez uma crítica sobre como é o processo licitatório. “Infelizmente, não pudemos cumprir o prazo. O processo de licitação complica a execução da obra e aqui é um exemplo disso”, explicou. No decorrer do período da obra, a Prefeitura enfrentou situações em que a construtora apresentava um preço tão baixo que inviabilizava a conclusão dos trabalhos, acabando por abandonar o projeto. A administração, então, cancelava o contrato e iniciava tudo de novo, retardando ainda mais o cronograma. “O tribunal de contas determina que vença o preço menor, mas, vamos ter um olhar mais minucioso nestes processos”, finalizou Edilson de Paula.

As crianças continuaram na escola para se divertir após a cerimônia, com cama elástica, brinquedos e lanches e os pais puderam circular pelo novo prédio e conhecer as instalações e novos equipamentos. A nova construção tem dois pavimentos e somam 1400m² aos 500m² já existentes. A escola atende crianças de 0 a cinco anos, em meio período e ensino integral, além de 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.