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DATA DA PUBLICAÇÃO 15/04/2010 | Setecidades
Inaugurado, Ecopátio Imigrantes favorecerá ABC
Nesta quarta-feira (14), aconteceu a inauguração da primeira fase do Ecopátio Imigrantes, localizado estrategicamente a 600 metros do entroncamento da Rodovia dos Imigrantes com o Rodoanel. O empreendimento, que será um grande parque logístico, reforça a importância da construção do novo anel viário para o reordenamento do transporte de carga e consequente redução dos congestionamentos e de poluentes no sistema viário da capital, além de criar investimentos para a região.

“Temos de aproveitar o grande potencial logístico de nossa região. A ideia é mostrarmos as oportunidades aos empreendedores para que eles invistam, e isso automaticamente trará um retorno positivo aos cofres públicos. Com esse aumento de recursos poderemos destinar mais verbas para a realização de melhorias na Saúde, Habitação e todas as outras áreas”, destacou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que esteve no lançamento junto com o governador de São Paulo, Alberto Goldman, que endossou as suas palavras.

“É um local logístico, que permite ser um local de transferência de depósito e transferência de cargas que vêm do porto e vão para todos os espaços do estado de São Paulo. Só foi possível isso, evidentemente, agora com a conclusão deste trecho do Rodoanel Sul”, disse Goldman durante o evento.

A obra exigiu investimento de R$ 5 bilhões. O Pátio Logístico Imigrantes complementará as atividades do Ecopátio Cubatão. Juntos, os terminais cuidarão de todo o processo logístico de importação e exportação das cargas destinadas ao Porto de Santos.

O trecho Sul do Rodoanel Mário Covas entrou em operação no último dia 1º de abril e em menos de quinze dias já recebeu quase meio milhão de veículos, trazendo impactos significativos ao trânsito da capital. A melhora mais expressiva nos índices de congestionamento foi na Avenida dos Bandeirantes, com queda média de 75% ao longo do dia, sendo que a expectativa inicial era de uma redução de 37%. Na Marginal do Tietê, a queda foi de 64% e na Marginal Pinheiros, 46%, com expectativa inicial de 43%.

O novo trecho interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam interligadas pelo trecho Oeste desde outubro de 2002. A via passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

O trecho Sul termina em Mauá, próximo à Avenida Papa João XXIII. Futuramente, esta via, que está sendo duplicada, será interligada à Jacu-Pêssego. Quando o Complexo Jacu-Pêssego for finalizado, ainda no segundo semestre, ele facilitará o escoamento em vias como a Avenida do Estado, as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Aeroporto de Cumbica, dando mais uma alternativa para moradores da zona leste da capital e parte da Região Metropolitana.

Por Rafael Monico - Estação Notícia
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