NOTÍCIA ANTERIOR
Resolução estadual dá mais 20 meses de vida ao aterro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mortes causam medo em bairro de Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2009 | Setecidades
Impasse dificulta chegada de trem em Paranapiacaba
Apesar da inauguração do Expresso Turístico, trecho Luz-Jundiaí, no sábado (18/04), o trem ainda não tem data para iniciar suas operações no trecho Luz-Paranapiacaba, em Santo André. Mesmo com a assinatura do convênio entre a Prefeitura, governo do Estado e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em agosto de 2008, que agendava o início das operações para fevereiro de 2009, um impasse entre MRS Logística e CPTM impede que o passeio tenha início.

De acordo com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, os termos estão em fase final de entendimento entre CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a MRS Logística, concessionária do trecho ferroviário entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. Com o acordo, "a área destinada ao terminal do Expresso Turístico, em Paranapiacaba, poderá ser repassada à CPTM e receber as adaptações necessárias para início das operações”, informou nota divulgada pela SMT.

Expresso Turístico - Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM, o projeto integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 20 bilhões. O Plano prevê, além da transformação de 160 quilômetros de linhas de trem em qualidade de metrô de superfície, a criação de serviços diferenciados. Um deles é o Expresso Turístico.

Serão disponibilizados três roteiros após total implementação: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Todos terão saída da estação da Luz. A arquitetura de influência inglesa nas construções originais, ainda existente, nas estações Luz, Perus, Jundiaí Ribeirão Pires e Paranapiacaba são algumas das atrações que serão oferecidas aos turistas.

Para “puxar” o passeio, uma locomotiva a diesel, de propriedade da CPTM e fabricada em 1952, foi completamente restaurada. Ela conduzirá dois vagões de passageiros, de aço inoxidável, fabricado no Brasil na década de 60. Cedido pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), contam com 174 poltronas e passaram por completa restauração nas oficinas da CPTM.

Por Andris Bovo - ABCD Maior / Foto: Luciano Vicioni
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.