NOTÍCIA ANTERIOR
O melhor "amigo do homem"
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pelas águas de Lindóia
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2007 | Turismo
Imensidão dos cânions
Se há algo que realmente impressiona em Sergipe, certamente é o roteiro que inclui os cânions do Xingó, bem no coração do Velho Chico. O passeio pelo Rio São Francisco talvez seja a obra-prima dos atrativos do Estado, que se quer fazer conhecer no País.

O ponto alto é quando o catamarã se aproxima de uma imagem de São Francisco de Assis, encravada em uma gruta de formação rochosa, ao som da oração em homenagem ao santo defensor dos animais. Nem mesmo os mais alheios aos detalhes de uma viagem conseguem fugir deste momento mágico. Também emociona e dá aquela pontinha de orgulho em ser brasileiro quando a embarcação se aproxima do cânion propriamente dito, e se ouve a imortal Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

A atração tem como ponto de partida o histórico município de Canindé de São Francisco – distante cerca de 200 quilômetros de Aracaju – e dura três horas. É originária da construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó, há cerca de 20 anos, que resultou na criação de reservatórios de 65 quilômetros de extensão. As corredeiras deram lugar às águas calmas e navegáveis.

A embarcação atraca durante uma hora na Gruta do Talhado. Ali é possível mergulhar no São Francisco e contemplar, de baixo, a vultuosidade do cânion. Dá para garantir que as preocupações passam longe daquele lugar.

Apesar de, na maioria das vezes, ter perto de 180 pessoas no local – próximo à capacidade máxima do catamarã –, a sensação de se sentir como se estivesse sozinho, contemplando este ponto pouco divulgado do Brasil, é inevitável. E mesmo se você não souber nadar, são oferecidos flutuantes.

As formações rochosas são encantadoras. O tom marrom das paredes contrasta com o verde das águas do Velho Chico. Em alguns pontos, os cânions atingem 50 metros de altura e até 100 metros de profundidade.

Na saída do passeio, também é possível conhecer o MAX (Museu de Arqueologia de Xingó). São mais de 55 mil peças, algumas com até 9 mil anos, retirados dos diversos sítios arqueológicos, antes que fossem inundados pelas águas da hidrelétrica.

Lampião - Outro passeio que faz parte da história do País e que também sai de Canindé de São Francisco é o conhecido como Rota do Cangaço.

A embarcação segue pela parte baixa do São Francisco até o restaurante Angico. Com uma pequena caminhada, é possível chegar à Grota do Angico, no município de Poço Redondo, lugar onde morrerram, em 28 de julho de 1938, o famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, sua companheira, Maria Bonita, e mais dez integrantes de seu bando.

Decapitados, suas cabeças foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema. Uma autêntica aula de história a céu aberto.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Enviado a Sergipe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.