NOTÍCIA ANTERIOR
Bélgica condena jihadista filho de brasileira a 5 anos de prisão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Acidente de trem deixa mortos na Índia
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/02/2015 | Internacional
Imagem íntima de casal gay na Rússia vence o World Press Photo
Imagem íntima de casal gay na Rússia vence o World Press Photo 'Jon and Alex', registro íntimo de um casal homossexual em São Petersburgo, do dinamarquês Mad sNissen (Foto: Mads Nissen/Politiken/Panos Pictures/Scanpix/World Press Photo/Reuters)
'Jon and Alex', registro íntimo de um casal homossexual em São Petersburgo, do dinamarquês Mad sNissen (Foto: Mads Nissen/Politiken/Panos Pictures/Scanpix/World Press Photo/Reuters)
Dinamarquês Mads Nissen registrou momento em São Petersburgo.

Disputa é a principal do fotojornalismo mundial.


O fotógrafo dinamarquês Mads Nissen ganhou nesta quinta-feira (12) o World Press Photo, o maior prêmio do fotojornalismo mundial, com uma foto tirada em 2014 e intitulada "Jon and Alex". O registro capta de maneira muito intima um casal de homossexuais em um quarto em São Petersburgo, na Rússia.

A decoração do local se limita a uma cortina cor bege escuro. Um dos dois homens, deitado, fecha os olhos por um momento, enquanto o outro, com a mão em seu peito, o observa.

A foto foi tirada como parte da reportagem "Homofobia na Rússia'" Segundo a ONG Human Rights Watch, a comunidade sofre cada vez mais agressões, frequentemente toleradas e inclusive encorajadas pelas autoridades.

O diretor da World Press Photo, Lars Boering, e a presidente do júri da 58ª edição, Michele McNally, também editora-assistente do jornal "The New York Times", anunciaram o nome do ganhador deste prêmio em Amsterdã.

Michelle qualificou a fotografia como "muito íntima e incrivelmente bonita, magnificamente executada e com uma composição impecável". "A imagem ganhadora deveria ser estética, ter impacto, e o potencial para se converter em um ícone", afirmou

Alessia Glaviano, editora de fotografia na versão italiana da "Vogue" e uma das 17 integrantes do júri, acrescentou: "Esta fotografia fala do amor, em resposta ao que acontece no mundo, fala do amor como um tema global, de uma forma que transcende a homossexualidade".

Já o próprio autor da foto, Mads Nissen, explicou que a imagem fala ao mesmo tempo de "amor e ódio, de desejos profundos... e da homofobia na Rússia".

O júri examinou cerca de 100 milimagens, apresentadas por 5.692 fotógrafos de 131 países. Ao todo, foram premiados 42 fotógrafos de 17 nacionalidades em oito categorias.

Por G1 - Agência EFE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6228 dias no ar.