NOTÍCIA ANTERIOR
Atrium Shopping realiza I Fusca Fest
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudo aponta falta de recursos financeiros para GCMs da região
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2018 | Setecidades
Igreja Católica inicia ação para resgatar fiéis na próxima semana
Igreja Católica inicia ação para resgatar fiéis na próxima semana Após capacitação de lideranças da região, será feito trabalho de conscientização porta a porta. Foto: Denis Maciel/DGABC
Após capacitação de lideranças da região, será feito trabalho de conscientização porta a porta. Foto: Denis Maciel/DGABC
A Diocese de Santo André, responsável pelas sete cidades, promete iniciar na próxima semana série de ações práticas na tentativa de aproximar a Igreja Católica das comunidades carentes do Grande ABC. A estratégia é fruto do sínodo diocesano, documento que define as ações da Igreja na região para os próximos cinco anos, e que será entregue às lideranças católicas amanhã.

O primeiro passo será a formação de integrantes da Igreja Católica, principalmente coordenadores de pastorais. “A ideia é criar uma rede de pessoas que consiga levar os ensinamentos de Deus ao próximo. Preparar essa pessoa a acolher aqueles que necessitam”, explica o padre Joel Nery, coordenador diocesano pastoral que acompanhou a elaboração do documento.

Dividido em três pilares – ação missionária permanente, acolhimento e missão –, o documento visa atender a população mais vulnerável da sociedade, de forma a aproximar este público do catolicismo. “Trata-se de plano de ação que irá nortear o papel da Igreja da região. Digo que este documento mostra o pensamento nosso de querer uma Igreja que fortaleça a cultura e espiritualidade do acolhimento permanente de ações missionárias”, diz Nery.

A partir de junho, líderes da Igreja partirão para a fase prática do trabalho, com visitas aos fiéis porta a porta. “Nossa missão é o fortalecimento da presença da Igreja junto aos cristãos afastados, doentes e mais necessitados. Para isso, faremos ações missionarias permanentes em comunidades, hospitais, asilos de forma a chegar a essas pessoas”, ressalta Nery.

DIRETRIZES

O sínodo diocesano foi elaborado a partir de levantamento feito pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) encomendado pela própria Diocese de Santo André. Cerca de 30 mil pessoas ligadas à Igreja foram consultadas durante a elaboração deste levantamento.

As diretrizes que irão nortear o trabalho serão apresentadas amanhã a líderes das 101 paróquias da região em evento no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação), em São Bernardo, pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini.

O documento também servirá como ferramenta para que líderes da Igreja consigam ter visão de futuro. “Como o bispo mesmo diz, não podemos somente caminhar. Precisamos pensar além”, ressalta Nery.

Documento mostra cenário na região

O relatório final do sínodo diocesano, que contém cerca de 100 páginas, aponta a mudança de comportamento dos fiéis da região ouvidos por lideranças da Diocese de Santo André. Um dos destaques, inclusive já divulgado pelo Diário, é a queda de frequentadores da Igreja Católica no Grande ABC.

Levantamento feito pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) mostra que, em 1960, cerca de 90% da população das sete cidades era católica. O número, no entanto, caiu com o passar dos tempos. Em 2010, das 2,5 milhões de pessoas da região, o índice de declarantes do catolicismo baixou para 56,5%. Já em 2016, este índice foi para 46,8% em universo de 2,7 milhões de habitantes.

De acordo com o padre Joel Nery, coordenador diocesano pastoral que acompanhou a elaboração do documento, embora o resultado tenha apresentado queda acentuada dos fiéis, a definição da estratégia da Igreja Católica para os próximos cinco anos não terá como foco principal a recuperação dos católicos, mas sim da missão de levar aos mais vulneráveis a importância da evangelização. “Nosso objetivo é realizar o trabalho da Igreja Católica por meio das diretrizes estabelecidas no sínodo diocesano, que são as ações missionária permanente, acolhimento e missão”, enfatiza.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.