NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 15 milhões de idosos devem receber a vacina da gripe
PRÓXIMA NOTÍCIA
Caixa eletrônico: é preciso atenção
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2009 | Geral
Idosos aderem à campanha de vacinação
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região estiveram movimentadas ontem durante todo o dia, com o início da 11ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. O ministério da Saúde pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais, o que corresponde a mais de 15 milhões de pessoas. A iniciativa, que tem como objetivo reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe, vai até o dia 8 de maio. Dados do governo federal apontam que, entre a população idosa, a vacinação contra gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Na UBS do Jardim Eldorado em Diadema, o movimento foi intenso na manhã de ontem. Segundo informações da
coordenadora da campanha de vacinação na unidade, Ana Luiza Maranhã, até as 11 horas, já haviam sido aplicadas cerca de 107 doses da vacina. “Além disso, após vacinação, as pessoas são convidadas a fazerem uma avaliação com o dentista e participar das atividades que preparamos para hoje”, disse.

A enfermeira fez referências às oficinas de fuxico, lian cong, jogos e uma sessão de cinema que os idosos puderam aproveitar depois que tomaram a vacina. “Estamos surpresos, pois notamos que muitos não ficam na unidade depois de dada a dose, mas hoje muitos estão ficando neste ambiente que é de saúde e não só para tratar doenças”, disse.

Já a outra coordenadora na unidade, Sonia Benvinda Medeiros, destacou que nas campanhas voltadas para o público infantil, diversas atividades são preparadas e agora não poderia ser diferente. “Temos que atender a todos de maneira igual, por isso pensamos nestas atividades, que tiveram uma adesão muito grande”, disse.

Quem passou pela UBS para se precaver contra a doença foi a aposentada Maria Abadia Xavier, que foi atendida e aproveitou para passar em uma consulta com o dentista. “Não é a primeira vez que tomei a vacina e para mim sempre foi muito boa. Além disso, vou aproveitar para passar no dentista e saber se está tudo bem com minha saúde bucal”, disse a aposentada.

Já o comerciante Dorival Oliveira Freitas, afirmou que essa foi a segunda vez que tomou a dose da vacina que também serve para ajudar a controlar sua bronquite.

Por Vladimir Ribeiro - Diário Regional / Foto: www.amparo.sp.gov.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.