NOTÍCIA ANTERIOR
Motorista que anda com farol alto prova o ''próprio veneno'' na China
PRÓXIMA NOTÍCIA
Reunião de apaixonados por fuscas vira tradição em Bauru
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/11/2016 | Veículos
Hyundai reduz produção do HB20 em Piracicaba após quedas nas vendas
Fabricação caiu de 34 unidades para 30 desde terça (1), diz a montadora.

Empresa diz que vai preservar postos de trabalho e 3 turnos de operação.


Após queda nas vendas do mercado nacional de veículos, a Hyundai Motor Brasil reduziu a produção do modelo HB20 na fábrica de Piracicaba, interior de São de Paulo. Desde a última terça-feira (1), a montadora passou a fabricar 30 unidades por hora, e não mais 34 carros no mesmo período de tempo. A empresa afirmou que não haverá corte de postos de trabalho.

Desde 2012, quando a fábrica foi inaugurada, aproximadamente 650 mil unidades do HB20 foram produzidas na planta de Piracicaba. O estoque de carros está elevado em relação às vendas de veículos no Brasil, de acordo com a montadora.

"Devido à manutenção dos baixos volumes de vendas do mercado nacional de veículos neste segundo semestre, que totaliza redução de 22,5% no acumulado do ano em relação a 2015, os estoques das concessionárias e das fábricas de várias marcas vêm se tornando muito elevados", afirmou a Hyundai em nota.

A empresa afirmou ao G1, também em nota, que o anúncio sobre a redução no volume de produção foi feito aos colaboradores da empresa no dia 28 de outubro. A medida não vai alterar o funcionamento dos três turnos de operação da planta em Piracicaba. Com área total de 1,3 milhão de metros quadrados, a Hyundai produzia de 34 a 36 modelos HB20 por hora.

Com a produção que foi mantida até o final de outubro de 2016, a unidade montava aproximadamente 180 mil carros por ano. Após a redução, o volume anual deve cair para próximo de 160 mil veículos.

O G1 entrou em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba para saber qual é a posição da categoria sobre a medida e analisar possíveis consequências para o setor, mas nenhum representante da entidade foi localizado para comentar o assunto nesta quinta-feira (3). A montadora tem cerca de 2,5 mil funcionários na cidade.

Creta
No dia 27 de setembro, o CEO da Hyundai Motors, William Lee, em entrevista no Palácio do Planalto, que informou ao presidente Michel Temer a intenção da montadora sul-coreana de investir US$ 130 milhões na produção de 10 mil modelos do SUV Creta na fábrica de Piracicaba.

O executivo, que se reuniu com o presidente Michel Temer no Planalto, também ressaltou que, apesar da queda na venda de veículos automotores no Brasil, a empresa da Coreia do Sul não irá demitir funcionários de suas fábricas brasileiras. Contrariando a tendência das montadoras instaladas no país, Lee afirmou que a Hyundai pretende, inclusive, contratar mais empregados no interior de São Paulo.

Flex
A montadora sul-coreana Hyundai pretende desenvolver motores com tecnologia flex em seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com sede em Piracicaba. O anúncio foi feito pela empresa em julho de 2015, durante o lançamento da pedra fundamental do empreendimento, que contou com a presença do então ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Por Claudia Assencio - G1 Piracicaba e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6241 dias no ar.