NOTÍCIA ANTERIOR
Senado aprova multa de até R$ 3,8 mil para quem disputa ''rachas''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hyundai avalia nacionalizar produção e ampliar a unidade de Piracicaba, SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/09/2013 | Veículos
Hyundai avalia nacionalizar produção e ampliar a unidade de Piracicaba, SP
Montadora sul coreana completa 1 ano de operação no Brasil nesta 5ª.

Empresa deve parar de importar os motores e câmbios da linha HB20.


Um ano após o início da operação no Brasil, a montadora sul coreana Hyundai já estuda ampliar a unidade de Piracicaba (SP) para produzir motores e câmbios da linha HB20. Atualmente, os componentes são importados da Coreia. Com a nacionalização, a empresa prevê ainda dobrar o número de veículos montados na fábrica, que hoje tem capacidade técnica para 150 mil unidades/ano.

A Hyundai começou a produzir em Piracicaba no dia 20 de setembro de 2012. As vendas do HB20, modelo de carro criado para o mercado brasileiro, tiveram início 20 dias depois. A fábrica implantou o segundo período de produção em outubro do ano passado e desde o último dia 2 opera também de madrugada (terceiro turno).

A produção de motores e câmbios na unidade piracicabana ainda não tem prazo definido para começar, mas será "o próximo passo" da fábrica, segundo o gerente de relações públicas, Maurício Jordão. De acordo com ele, a dependência da importação dos itens da matriz na Coreia limita a capacidade da planta, que terá seu espaço físico ampliado para abrigar o novo setor.

Outro fator é que o Brasil é o único país onde a tecnologia flex é aplicada nos carros da marca. "Recebemos o motor e o câmbio básicos da Coreia, adaptamos e montamos aqui. Com a produção nacional, esse procedimento será eliminado e a produção poderá ser ampliada. Os similares do HB20 vendem de 200 mil a 250 mil unidades por ano, ou seja, a linha ainda tem muito espaço para se consolidar no mercado", afirmou Jordão.

Na tarde desta quinta-feira (19), uma comissão formada por sindicalistas e representantes do Ministério do Trabalho visitou a fábrica a convite da diretoria.

O objetivo foi apresentar ao setor como está a operação ininterrupta da unidade, instalada no Parque Automotivo, na região do bairro Santa Rosa. A comitiva vistoriou os setores de estamparia, solda e montagem, além do ambulatório e o restaurante destinado aos colaboradores.

A fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba tem 2.700 funcionários. Cerca de 700 foram contratados nos últimos quatro meses para atuar no terceiro turno. "Além da geração de empregos, o terceiro turno eliminou o excesso de jornada e as horas extras", informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, José Luiz Ribeiro.

Por G1 - Piracicaba e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.