NOTÍCIA ANTERIOR
Cardeais começam encontros que preparam conclave para eleger Papa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Locomotiva carregada com diesel descarrila na Suíça
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/03/2013 | Internacional
Hugo Chávez morre aos 58 anos
Hugo Chávez morre aos 58 anos Presidente chegou a realizar um tratamento contra a doença em Cuba. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente chegou a realizar um tratamento contra a doença em Cuba. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente da Venezuela lutava há dois anos contra um câncer; vice Maduro convocou população para homenagens em praça pública

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (05/03), aos 58 anos, na capital Caracas. Ele lutava há dois anos e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.

A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV. "Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.

Homenagem - O vice-presidente Nicolás Maduro, convocou a população a fazer uma homenagem ao presidente venezuelano Hugo Chávez. Com a voz embargada, Maduro pediu para que todos ocupem as ruas ao redor do Hospital Militar de Caracas, onde o presidente estava internado.

"Vamos levar a todos os cantos uma homenagem de honra em um canto de primavera. Os que morrem pela vida não podem ser chamados de mortos”, disse o vice-presidente.

Em entrevista coletiva, Maduro anunciou que o presidente morreu às 16h47 (horário de Caracas). Chávez lutava contra um câncer na região pélvica. Passou por um tratamento em Cuba, onde fez quatro cirurgias.

Mudanças - Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais. Conseguiu mudanças na constituição após aprovação da população.

Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%. Em seu governo, a Venezuela conseguiu reduzir a pobreza extrema, que caiu de 11,36% em 2001 para 6,97% no ano passado, de acordo com o Censo 2011, realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país. Além disso, os lares considerados "pobres" caíram de 21,64% para 17,60%, e aumentaram os de "não pobres", de 67% para 75,43% em 2011.

Dilma homenageia Chávez - A presidenta Dilma Rousseff lamentou na noite d esta terça-feira a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez e disse que a morte dele “enche de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos”. A presidenta interrompeu a abertura do Congresso da Contaga (Confederação Nacional dos Trabalhodores da Agrcultura), do qual estava participando, para pedir um minuto de silêncio pela morte de Chávez.

Dilma disse que Chávez foi uma liderança comprometida “com o seu país e com o desenvolvimento da América Latina”. “Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez, porém, hoje nós reconhecemos ser uma perda irreperável de um líder e sobretudo de um amigo do Brasil e do povo brasileiro”, afirmou.

Viagem cancelada - Por causa da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria à Argentina nesta quinta-feira (07/03). A presidenta iria a El Calafate para reuniões bilaterais com a presidenta argentina, Cristina Kirchner. O governo da Argentina também confirma o cancelamento das reuniões.

Dilma e Cristina devem comparecer ao velório de Chávez. Cristina Kirchner também suspendeu toda a programação oficial desta terça-feira, após o anúncio da morte de Chávez.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.