NOTÍCIA ANTERIOR
A antiga Manaus
PRÓXIMA NOTÍCIA
É Páscoa: quando o mundo ora
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/03/2009 | Turismo
Hotéis de selva garantem noite de Tarzan
Nenhuma viagem ao Amazonas é completa sem uma incursão pela floresta. E para garantir que a aventura tenha um quê de conforto, há hotéis de selva para todos os perfis de hóspedes: próximos ou mais distantes de Manaus, com acesso por rio ou estrada, em locais secos, sobre palafitas ou flutuantes, no meio da mata ou em clareiras, suspensos ou não. As diferenças são tantas que no início do mês alguns deles se uniram para dar origem à Associação Brasileira da Hotelaria de Selva, visando ações que combatam o desmatamento e ao mesmo tempo incentivem o turismo.

Em comum todos os estabelecimentos oferecem verdadeiras noites de Tarzan. Existe um roteiro básico de passeios, que é comercializado juntamente com a hospedagem, e não apresenta muita variação. Em geral, inclui caminhadas na mata, com duração de algumas horas, ou alguns dias, pescarias de piranhas, focagem de jacarés, observação de pássaros e passeios de barco.

Até mesmo para os mais receosos em fazer esses passeios, a simples experiência de passar uma noite em um hotel de selva já é fascinante. Mesmo quando os intrigantes sons dos animais fazem o hóspede perder o sono. Mas o ideal é esquecer o medo, entregar-se à experiência de se sentir parte do que os especialistas chamam de ecossistema e curtir o prazer de perceber-se vivo após uma caminhada na mata - com riscos calculados, logicamente.

O Ariaú Amazon Towers, por exemplo, está construído no topo de árvores, ligadas por passarelas de madeira. Por isso, não se assuste se um macaco ou alguma espécie exótica de ave invadir o quarto como quem não quer nada. Outra atração é uma pirâmide de vidro onde os hóspedes podem meditar.

Para quem prefere alojamentos flutuantes, uma boa sugestão é o Amazon Lodge, localizado no município de Autazes. Entre as ofertas do hotel - erguido sobre troncos de açacu, uma árvore amazônica muito resistente -, há um pacote que inclui pernoite em redes na selva e passeio de canoa a remo.

Já o Amazon EcoPark Lodge, situado no igarapé do rio Tarumã Açu, destaca-se pelos seus projetos científicos com macacos e pelas experiências de manejo sustentável da floresta.

E os turistas que desejarem um contato mais direto com a natureza ainda podem optar pelas cabanas do Amazonat Resort, exclusivo para naturistas, no município de Itacoatiara. Um grande portão, sempre fechado, garante a privacidade dos hóspedes, que podem contar com caminhadas na selva, focagem noturna de jacarés e pernoite em redes no meio da selva.

Mas seja qual for a escolha, atenção: os passeios pela floresta devem sempre ser orientados por guias com cursos de sobrevivência na selva, ministrados pelo Exército. Os mais aventureiros podem até optar por roteiros que incluam acampamento com pernoite em redes no meio da floresta. Antes de se aventurar pela mata, no entanto, não se deve esquecer de levar repelente contra os carapanãs (pernilongos) e tomar uma dose de vacina contra a febre amarela dez dias antes de embarcar para a região.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.