NOTÍCIA ANTERIOR
Sapporo inaugura seu festival de inverno com 250 esculturas de neve
PRÓXIMA NOTÍCIA
Espanha espera mais turistas após distúrbios no Egito e Tunísia
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2011 | Turismo
Hotéis da região serrana do Rio oferecem desconto de 50%
A representação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro (ABIH-RJ) preparou uma campanha que oferece, durante todo o mês de fevereiro, incluindo os fins de semana, descontos de 50% em hotéis e pousadas na serra fluminense, castigada por fortes chuvas e avalanches de terra que arrasaram os municípios da região no 12 de janeiro passado. A promoção já é válida a partir deste final de semana passado.

Com a campanha, a ABIH-RJ espera atrair novamente turistas à região serrana e retomar o movimento dos restaurantes, lojas, feiras de artesanato, polos de moda e, especialmente, a ocupação hoteleira que impulsiona toda a atividade comercial no entorno das cidades.

Mais de 30 hotéis e pousadas dos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis aderiram à campanha.

A região, denominada Serra Verde Imperial, conta com 271 estabelecimentos de hospedagem e cerca de 4.000 apartamentos. O turismo está entre as principais atividades econômicas da região e mais de 12 mil postos de trabalho estão ligados à indústria hoteleira.

Mais medidas

Representantes dos municípios atingidos pelas fortes chuvas na serra fluminense se reunem nesta semana com uma equipe do Ministério do Turismo, em Brasília, para definir medidas que serão tomadas em conjunto para alavancar a atividade turística na região.

Os prejuízos para o setor com a queda na ocupação e cancelamentos de reservas nos hotéis são estimados em US$ 30 milhões, somente nas três cidades mais afetadas - Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis - na temporada de janeiro a março, segundo levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih/RJ).

De acordo com a coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do ministério, Kátia Silva, entre as ações estudadas está a promoção de cursos de qualificação para pessoas que já atuam no setor e outras que tenham perdido seus empregos e desejem se recolocar no mercado de trabalho. Além disso, o ministério pretende apoiar a identificação de atividades econômicas locais que possam ser inseridas na cadeia do turismo, como artesanato, agricultura familiar, programações artísticas e culturais.

"É o caso, por exemplo, de estimularmos a aquisição de itens da agricultura orgânica desenvolvida por produtores locais pela rede hoteleira nesses municípios", lembrou Kátia.

Outra medida que também está em avaliação é o incentivo à realização de eventos da agenda do governo federal e de empresas ou órgãos ligados ao poder público, como seminários e encontros. A coordenadora do ministério acredita que principalmente os municípios de Petrópolis e de Teresópolis, onde houve menos perdas em infraestrutura da rede hoteleira, já estejam prontos a partir dos próximos meses para receber grandes eventos.

Segundo Kátia Silva, a reestruturação do setor turístico na região serrana do Rio, além de contribuir para a dinamização da economia local e a consequente recuperação das cidades, fortalece a atividade em todo o país.

"Toda a região serrana tem nas atividades econômicas do turismo um setor importante para a economia local, que gera riqueza e empregos e contribui para a imagem do Rio de Janeiro, mas não apenas isso. Como o Rio é a principal porta de entrada de turistas estrangeiros, a reorganização do setor traz reflexos positivos à imagem do próprio país", acrescentou.

Por Douglas Correia e Thais Leitão - Folha Online, Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.