NOTÍCIA ANTERIOR
Acesso fechado aumenta trajeto em 2 quilômetros
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPTR de Mauá tem 380 vagas de emprego
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2012 | Cidade
Hospital Nardini prioriza humanização na UTI
O Serviço de Neonatologia do Hospital Nardini, em Mauá, realiza nesta quinta-feira (10-maio) palestra de sensibilização de funcionários para questões clínicas principais em torno de bebês prematuros. Também haverá Dinâmica dos Sentidos, ação pela qual os participantes poderão descobrir e perceber a experiência do prematuro durante sua internação. O intuito é minimizar ou acabar com os efeitos adversos da internação desses pacientes.

A equipe médica e de enfermagem especializada segue os protocolos de humanização. “Com base em literaturas e referências de outras maternidades, produzimos materiais ideais e as rotinas apropriadas para melhor cuidar dos bebês”, explica a Dra. Sueli Aparecida Bispo de Souza, coordenadora da UTI Neonatal.

Logo que um prematuro nasce é levado à UTI, onde encontra ambiente totalmente diferente do útero materno. “No útero da mãe o bebê tinha condições ideais de repouso e sono profundo, que contribuem para o desenvolvimento cerebral do feto”. Por isso, o serviço busca proporcionar um ambiente aconchegante, mesmo fora da barriga da mãe. “Tentamos reproduzir um ambiente apropriado para transmitir proteção e segurança, resultando em uma recuperação mais rápida”, salienta a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Nardini-Fundação do ABC.

A imaturidade desse paciente torna seu organismo mais vulnerável a doenças e mais sensível a determinados fatores externos, como luz, ruído e múltiplas manipulações. Os principais problemas médicos dos recém-nascidos prematuros estão relacionados com imaturidade respiratória e metabólica. A pele é também mais fina que a do recém-nascido de termo.

A causa da antecipação do nascimento está, em grande parte das vezes, associada às condições de saúde da mãe. Mulheres desnutridas, que façam uso de certos medicamentos, tenham problemas uterinos, diabetes, hipertensão, periodontite ou infecção urinária, por exemplo, têm mais chances de antecipar o parto.

Na volta para casa, os familiares são orientados a procurar o Centro de Referência da Mulher, da Criança e do Adolescente, à Rua Luiz Lacava, 229, fone 4519-5000 - Mauá.

Por Informações à Imprensa - Informações à Imprensa (Hospital FUABC)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.