NOTÍCIA ANTERIOR
Atila terá Orçamento com queda real em 2017
PRÓXIMA NOTÍCIA
Paralisação de técnicos radiológicos continua
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/11/2016 | Cidade
Hospital Nardini participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Hospital Nardini participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Médicos residentes do segundo ano do programa de Residência Médica em Psiquiatria do município de Mauá apresentam trabalho em evento científico no Transamérica Expo Center, na Capital

Os médicos residentes do segundo ano do programa de Residência Médica em Psiquiatria do município de Mauá, que atendem no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e na Rede Municipal de Saúde, participaram do XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que aconteceu entre 16 e 19 de novembro no Transamérica Expo Center, na Capital.

O trabalho foi produzido pela médica residente Ana Cláudia Veneziani, sob supervisão do coordenador do programa, Dr. Adiel Rios, e avaliou a presença de sintomas depressivos nos cuidadores dos pacientes que eram internados na enfermaria do hospital. Durante o estudo, foi identificada alta prevalência dos sintomas depressivos nos cuidadores de portadores de doenças mentais, o que sinaliza a implantação de futuras medidas preventivas focadas nesta população. Esta foi a primeira vez que o município teve trabalho aprovado no congresso. “Estes dados reforçam a necessidade de qualificar o cuidado não só do paciente internado, mas também de toda sua família. Foi uma experiência enriquecedora. Permaneceremos estimulando a participação dos médicos residentes nestes encontros científicos com foco na reinserção social e qualificação da assistência ao usuário”, comenta o Dr. Adiel Rios. O programa de residência médica em Psiquiatria de Mauá completa o terceiro ano e já desponta como uma das primeiras opções escolhidas por quem presta o processo seletivo via Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo.

NOVA ÁREA - Com capacidade para 20 leitos, sendo 10 femininos e 10 masculinos, a área de Saúde Mental do hospital foi entregue reformada e ampliada em janeiro deste ano e é destinada a pacientes com quadro de dependência química ou transtornos mentais. A unidade é referência para atendimento de pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A reestruturação, que seguiu as diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e custou R$ 230 mil aos cofres municipais, oferece aos usuários ambiente acolhedor que possibilita à equipe trabalhar de forma mais aprofundada o conceito de reinserção social dos usuários.

Na unidade, os pacientes são diariamente acompanhados pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, além de passarem por atendimentos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município. Entre janeiro e outubro deste ano o hospital registrou 4.350 atendimentos no pronto-socorro de Psiquiatria e 460 internações.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.