NOTÍCIA ANTERIOR
Começa no sábado (18) vacinação contra a poliomielite e sarampo em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sesi Mauá apresenta ''Teatrokê''
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/06/2011 | Cidade
Hospital Nardini inaugura datacenter e cria rede integrada de serviços
O Hospital Nardini - Fundação do ABC de Mauá colocará em operação sua nova central de processamento de dados (datacenter) em um ambiente com temperatura controlada e operado por profissionais de informática em tempo integral. O datacenter hospedará os servidores de rede, telefonia e alarmes de incêndio. A inauguração será no dia 21 de junho (terça-feira), às 1hh, e contará com a presença do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, do secretário de Saúde e vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Junior, e do presidente da FUABC, Wagner Boratto.

A entrega do datacenter é simultânea à implantação de um sofisticado projeto de rede de identificação de computadores, que consolidou, em uma só estrutura de cabeamento, tanto telefonia convencional quanto informações da rede interna do hospital. A nova integração virtual de serviços do Hospital Nardini entra em operação pronta para trabalhar comunicação interna e externa.

“Estamos dando um grande salto em direção a total integração de nossos serviços de comunicação por meio de uma rede que, em médio prazo, poderá trafegar tanto voz ou vídeo quanto quaisquer conteúdos multimídia, inclusive das áreas clínicas”, explica o Gerente de Tecnologia da Informação (TI), Wihelm Vernooij, um dos idealizadores do projeto.

As vantagens em termos de redução de riscos, de custos com a unificação de protocolos de comunicação e de infraestrutura física compensam o investimento. “Vamos ter mais segurança para obter informações, dispor de dados em quaisquer pontos do hospital através de múltiplos meios de acesso e nossa meta é proporcionar aos médicos as contribuições clínicas na forma de laudos, vídeos e sinais vitais onde quer que eles estejam”, completa a superintendente do Hospital Nardini, dra. Vânia Barbosa do Nascimento.

Integração plena
Além da possibilidade de aumentar o número de pontos de conectores de rede de 40 estações para cerca de 500 em até um ano, a nova estrutura conta com um suporte com capacidade de trafegar na velocidade de um gigabyte por segundo. Adicionalmente, cada andar está ganhando switches, multiplicadores de sinais, para uso local de tecnologias sem fio, CFTV (Câmeras IP), VOIP (telefonia IP), telemedicina, Sistema de Comunicação de Acesso Pessoal (PACS) e sistemas afins.

A ampliação afeta ainda a população de computadores em operação no hospital. Hoje, são 80 estações, que serão ampliadas para 100 até o final do ano e 200 em prazo de 12 meses. Para dar suporte aos computadores, o datacenter tem tecnologia Blade, que contempla seis servidores e tem a possibilidade de expansão para até dezesseis servidores.

Para evitar que problemas em um dos servidores ou em uma parte da rede afetem o funcionamento de áreas críticas do hospital, vários dos sistemas em implantação são redundantes, isto é, se há falha em um equipamento ou switche de comunicação, entra em operação imediata um “gêmeo”. “Estamos trabalhando nesse projeto desde março de 2010, quando a FUABC iniciou o gerenciamento do Nardini e sua implantação final se dará dentro de um ano”, planeja dra. Vânia Barbosa do Nascimento.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.