NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá compete em nove modalidades nos Jogos Abertos do Interior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Circuito SESC de Artes 2010þ
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/10/2010 | Cidade
Hospital Nardini-FUABC inicia serviços de Nefrologia e Hemodiálise
O Hospital Nardini-Fundação do ABC, em Mauá, colocou em funcionamento nesta semana o Serviço de Nefrologia para pacientes com insuficiência renal aguda. A especialidade é coordenada pelo Dr. Reginaldo Amaral Batista e oferece atendimento para pacientes internados. O serviço funciona 24 horas por dia com duração de quatro horas cada sessão. A máquina de hemodiálise do Nardini é de última geração – o tratamento de água é feito pelo próprio equipamento (esterilização e modificação), conhecido como osmose reversa, sem necessidade de central de abastecimento de água. Até agora, pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra eram encaminhados para hospitais-referência na região, como o Estadual Mário Covas.

A hemodiálise funciona como um rim artificial, cujo processo consiste no uso de um aparelho com sistema de infiltração especial. Uma cânula é introduzida no braço do paciente e seu sangue é levado à máquina de hemodiálise. Em seguida, após ter passado pelos filtros do aparelho, o sangue é devolvido livre de impurezas para o organismo do paciente. “Esse procedimento é essencial para a preservação da vida em alguns casos graves sob os cuidados do nosso serviço”, afirma Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, Superintendente do Hospital Nardini-FUABC.

As causas que levam à perda de um rim podem ser imunológicas, infecciosas e congênitas, relata o médico Dr. Reginaldo Amaral Batista. Alguns dos fatores que têm aumentado progressivamente são a hipertensão arterial não controlada, diabetes e o uso de medicamentos sem orientação médica. Um ser humano pode viver com apenas 15% da capacidade renal, só que nesse caso vai precisar de terapia de suporte (hemodiálise) ou de substituição (transplante), explica Dr. Reginaldo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, 0,2% da população mundial sofre de insuficiência renal crônica e necessita fazer hemodiálise.

Como funcionam os rins: Dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Assim é formado nosso sistema urinário, responsável pela excreção de substâncias tóxicas. Os rins, entre outras funções, filtram o sangue, eliminam o que é ruim e reabsorvem o que é bom, produzindo a urina. Cada rim conta com uma série de tubos enovelados, de diferentes calibres. O líquido chega ao órgão, vai passando pelos filtros cada vez mais finos até reter em seu interior apenas o que não é aproveitável pelo organismo. Os resíduos, então, são transportados pela urina, que por sua vez é carregada pelo ureter até a bexiga, onde é armazenada. Depois é excretada pela uretra.

Os rins ainda regulam o volume dos fluidos no corpo humano, essencialmente os extracelulares – entre os quais, por exemplo, o plasma sanguíneo. Quando o rim perde a capacidade de dosar esse volume extracelular, o indivíduo pode desenvolver hipertensão arterial e edemas, ou inchaços nos membros inferiores e pálpebras, comenta Dr. Menezes.

Os rins ficam no abdômen, na altura das últimas vértebras dorsais e das primeiras vértebras lombares, de cada lado da coluna vertebral. Com a forma de feijão e cor de borra de vinho, um rim pesa 150 gramas, tem 12 centímetros de comprimento, 7 centímetros de largura e 3 centímetros de espessura, aproximadamente.

O Hospital Nardini fica na rua Regente Feijó, 166, Vila Bocaina - Mauá.

Por Hospital Nardini - FUABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.