NOTÍCIA ANTERIOR
Abastecimento começa a se normalizar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carro é encontrado em piscinão do Jardim Zaíra
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/01/2011 | Cidade
Hospital Nardini-FUABC adota plano para receber múltiplas vítimas
O Hospital Dr. Radamés Nardini concluiu dia 14 deste mês o "Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas". A elaboração contou com coordenadores, gerentes e colaboradores do equipamento municipal e com a Secretaria Municipal da Saúde. Além de Mauá, que tem aproximadamente 400 mil habitantes, o Hospital Nardini-Fundação do ABC é referência em atendimento de urgência e emergência para Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

A iniciativa visa dar suporte às ações da Prefeitura no atendimento às ocorrências relacionadas ao excesso de chuvas. Quando ocorre um acidente de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros/SAMU encaminha as vítimas ao hospital mais próximo que tenha estrutura para recebê-las, o que inclui médicos especializados, enfermeiros e tecnologia para o atendimento.

No "Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas", quando o Corpo de Bombeiros/SAMU acionar o Nardini, os profissionais deverão estar preparados para adaptar as instalações do Pronto-Socorro. Por exemplo, consultórios e corredores contarão com equipamentos necessários para serem transformados em enfermarias, enquanto o auditório poderá se tornar uma área de acolhimento aos familiares das vítimas. Além de readequação da estrutura física, dependendo da proporção do ocorrido, os profissionais foram orientados a suspender as atividades eletivas (consultas e cirurgias agendadas) e voltar toda a atenção às vítimas, familiares e setores estratégicos do hospital. Providenciou-se ainda uma relação de profissionais e serviços parceiros para que possam ser acionados rapidamente caso haja necessidade de reforço no atendimento.

De acordo com Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, superintendente do Nardini-FUABC, o plano representa um protocolo que prepara os profissionais para atuar de forma padronizada e ágil em casos de acidentes com grandes proporções e múltiplas vítimas. "O plano orienta nossos profissionais e parceiros sobre como agir em desastres naturais e acidentes", reforça.

O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, afirma que a cidade estará mais preparada para receber e socorrer as vítimas, principalmente aquelas que vêm sofrendo com as fortes chuvas. "O Hospital Nardini passará a atuar com mais agilidade e, com a readequação de seu espaço físico para realizar atendimentos de emergência, poderá conferir rapidez às vítimas da cidade", disse Dias.

Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, diretora técnica do Nardini e especialista em atenção pré-hospitalar, lembrou ainda que o Hospital realiza frequentes treinamentos com os colaboradores, além de simulações de atendimento em caso de acidentes naturais e em rodovias. "As capacitações são constantes porque lidamos com vidas. Caso haja alguma necessidade, estamos todos preparados", assegura.

Por FUABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.