NOTÍCIA ANTERIOR
Projeto Todo Canto da Cidade será apresentado nesta quinta (23) em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teatro Municipal de Mauá apresenta ''A Maçã''
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2012 | Cidade
Hospital Nardini discute saúde e violência contra idoso
Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso que transcorre em 27 de fevereiro, o Hospital Nardini-Fundação do ABC promoverá palestra sobre Políticas de Atenção ao Idoso, à luz do Estatuto do Idoso, Lei nº. 10.741, de 1º de outubro de 2003, sob comando do advogado Osvaldo Moreto, dia 23 próximo. O encontro no auditório do hospital trará temas como atendimento preferencial, violência e abandono, distribuição de medicamentos, entre outros. É aberto à comunidade.

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem por objetivo refletir a situação dessa camada da população, seus direitos e dificuldades. Segundo o IBGE, os idosos já somam 8,6% dos brasileiros e a tendência é que o índice continue crescendo. No entanto, é grande o número de idosos que ainda não conhecem seus direitos: "Muitos dispendem grandes somas com medicamentos, sem saber que esses produtos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde", comenta Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, superintendente do Hospital Nardini-FUABC, de Mauá.

Na palestra, também será abordada a importância do diálogo com os mais velhos que, por serem incompreendidos, maltratados ou até mesmo superprotegidos, podem passar por problemas como depressão. Segundo a coordenadora da Educação Continuada do Hospital Nardini, enfermeira Dalva Ribeiro dos Santos, para que o idoso tenha bem-estar é fundamental que se sinta útil.

"Às vezes os filhos cuidam tanto que acabam privando os idosos, não deixam que façam absolutamente nada, e isso não é bom. Não é porque é mais velha que a pessoa é inútil. Ela deve levar a vida com limitações, mas não pode ficar sem fazer nada. Se não dá mais varrer ou passar pano em casa, pode ajudar na cozinha, que é um trabalho mais leve. O idoso tem que se distrair, ter o que fazer, com quem conversar", comenta.

Eventos assim são importantes, pois desperta o interesse pelas questões fisiológicas e os direitos de cada cidadão nesta fase da vida, completa a enfermeira Dalva Santos.

Por Informações à Imprensa - Thiago Paulino
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.