NOTÍCIA ANTERIOR
Dermatologia da Medicina ABC é referência em emergências
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa suspende publicidade de produtos fitoterápicos sem registro
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/06/2010 | Saúde e Ciência
Hospital Mário Covas faz mutirão cirúrgico ''Chega de Ronco''
Iniciativa no sábado (19) visa a agilizar cirurgias para retirada de adenóide e amídalas em crianças de 2 a 10 anos.

O Hospital Estadual Mário Covas organiza no próximo sábado (19 de junho) mutirão cirúrgico batizado “Chega de Ronco”. A iniciativa atenderá crianças de 2 a 10 anos de idade que aguardam pela cirurgia de adenoamigdalectomia (retirada da adenóide e das amídalas). Estão programados 30 procedimentos, sob responsabilidade da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Durante atendimento de rotina do “Mário Covas” são realizadas pelo menos seis cirurgias desse tipo por semana. A necessidade do mutirão decorre da grande procura pelo procedimento. “A adenoamigdalectomia é a maior demanda no setor de Otorrinolaringologia Infantil do HEMC. A cirurgia é bem simples, feita pela boca e com duração de 30 a 40 minutos”, detalha o professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior, que explica: “A remoção da adenóide normalmente não causa dor. Já a das amídalas pode causar certo desconforto – sensação que dura em média de 2 a 10 dias”.

As amídalas e a adenóide fazem parte do sistema imunológico e protegem o corpo de bactérias e vírus provenientes do ar e dos alimentos. Quando crescem demasiadamente ou nos casos de infecções de repetição que não melhoram com medicamentos, a melhor solução é a remoção.

A adenoamigdalectomia é comum no público infantil e necessária principalmente em casos de ronco e apnéia noturna (paradas respiratórias durante o sono), abscessos periamigdalianos (acúmulo de pus entre a amídala e o céu da boca) e alterações da fala e deglutição (crescimento da adenóide que causa diminuição da quantidade de ar que vai para o nariz ao falar, deixando a voz abafada). A falta de tratamento pode ocasionar problemas na arcada dentária, sinusites e otites, entre outros.

O mutirão “Chega de Ronco” do Hospital Mário Covas ocorrerá das 8h às 13h com participação de 12 médicos residentes em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC e três professores Assistentes. Também estão escaladas para o serviço de apoio equipes de enfermagem, anestesia e limpeza.

Por MP & Rossi Comunicações
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.