NOTÍCIA ANTERIOR
Casos de dengue quadruplicam na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD poderá ficar sem compensação do trecho Leste
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/01/2014 | Setecidades
Hospital de Clínicas terá mais 30 leitos em fevereiro
Hospital de Clínicas terá mais 30 leitos em fevereiro Foto: Andréa Iseki/DGABC
Foto: Andréa Iseki/DGABC
Inaugurado há 40 dias, o Hospital de Clínicas José Alencar, no Alvarenga, em São Bernardo, terá concluída sua primeira fase de implantação dos serviços prometidos em fevereiro. Isso porque serão colocados em funcionamento 30 leitos – 24 vagas na traumaortopedia e seis na neurocirurgia –, completando as 70 previstas.

A unidade de Saúde tem atualmente dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 30 leitos de clínica médica em funcionamento, o que corresponde a 60% da capacidade prevista em sua primeira fase de implantação dos serviços.

Em visita ao espaço, na tarde de ontem, acompanhado pelo prefeito Luiz Marinho (PT) e vice-prefeito Frank Aguiar (PMDB), o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, destacou que o equipamento passará a contar, nas próximas semanas, com o ambulatório de traumaortopedia e o centro cirúrgico em funcionamento. A expectativa do secretário é iniciar a segunda das três fases de implantação dos serviços a partir de maio.

Atualmente, o Hospital de Clínicas conta com seis pacientes internados na UTI e média de 24 pessoas ocupam os leitos de clínica médica. “Você nunca pode trabalhar com taxa de ocupação de 100% porque isso significa não ter leito necessário para fazer a limpeza dos setores nem espaço para que pacientes da enfermaria ocupem a UTI e vice-versa.”

A meta é que o hospital tenha 180 leitos em operação em outubro e pleno funcionamento em 2015, quando terá capacidade para realizar cerca de 10 mil consultas, 1.500 internações e 1.500 cirurgias por mês.

REFLEXOS

Passado o período de implementação do Hospital de Clínicas, a expectativa de Chioro é observar reflexo positivo no sistema de Saúde, principalmente no que se refere ao PS (Pronto-Socorro Central), visto como um dos principais gargalos na área atualmente. “Nós sabemos que trata-se de pronto-socorro criado cheio de puxadinhos e que não tem condição de receber os pacientes mais graves, mas haverá impacto com a vinda da ortopedia para o HC”, destaca.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.